Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudante do curso de Tecnologia em Alimentos representa o campus Uberaba no “Desafio de Projetos Meninas na Ciência”

O encontro acontece de 7 a 10 de agosto no IFB

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 06/08/2018 às 15:26
  • Última modificação 06/08/2018 às 15:26
"A proposta também é buscar outras formas de incentivar a presença do sexo feminino na ciência e tecnologia, transformando o conceito em prática"
Crédito: Divulgação

Paloma Carolina de Carvalho, do 4º período do curso de Tecnologia em Alimentos do campus Uberaba, representará a instituição no “Desafio de Projetos  Meninas na Ciência” que acontece no Instituto Federal de Brasília (IFB), de 7 a 10 de agosto de 2018.

O objetivo do evento é fomentar a integração entre os estudantes a partir da solução de problemas específicos da sociedade.

O Desafio

As 41 estudantes desembarcam na Capital Federal na próxima segunda-feira, 6 de agosto. As atividades do Desafio começam às 9h da terça-feira, 7, e acontecerão diariamente, das 9h às 18h, sempre em um espaço construído especialmente para o projeto, dentro do ConectaIF 2018, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A previsão é que a apresentação dos protótipos aconteça na sexta-feira, 10 de agosto.

As meninas serão divididas em quatro equipes, representando os conteúdos de Matemática, Física, Química e Biologia. O objetivo do Desafio de Projetos é que ao final as estudantes tenham produzido um ou mais protótipos de experimentos ou equipamentos para utilização em laboratórios para estudantes do ensino médio.

O Desafio de Projetos não será uma competição. No entanto, a equipe organizadora e os mentores irão selecionar cinco alunas (uma de cada região do país) para voltar a Brasília em outubro para apresentar os resultados do projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que, neste ano, terá como tema “Ciência para redução das desigualdades”.

O Desafio de Projetos “Meninas na Ciência” é um projeto de pesquisa financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Outras informações disponíveis na página do IFB.