Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Cultura empreendedora em sintonia com o Campus Uberlândia Centro

Cultura empreendedora em sintonia com o Campus Uberlândia Centro

Professor da unidade participa do programa Startup Universitário, que busca desenvolver ações de empreendedorismo

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 07/09/2018 às 06:00
  • Última modificação 06/09/2018 às 08:45
Jorge Vinícius, bolsista do Programa, e o professor José Carlos em discussões sobre o andamento do trabalho
Crédito: Divulgação

O segundo semestre deste ano marca o início das atividades do programa Startup Universitário no Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio do Programa Minas Digital, o programa conta com 100 professores de graduação e pós-graduação de instituições de Ensino Superior mineiras no intuito de desenvolver a cultura empreendedora. No Udicentro, o responsável pelo desenvolvimento da Startup Universitária é o professor José Carlos de Castro Júnior.

Neste primeiro momento, o programa está em fase de diagnóstico. Ao lado do professor José Carlos, o bolsista Jorge Vinícius Corrêa Portela, do 2º período do curso de Marketing, está divulgando o programa entre colegas, professores e servidores do Campus, além de colher ideias de como a Startup pode ser implementada na unidade.

O programa conta com cinco fases, entre elas a capacitação do professor responsável para elaboração de um plano de trabalho, a oferta de bolsas para estudantes atuarem no programa e a previsão de material de consumo para construção de protótipos. Entre os objetivos, está o de fomentar a cultura empreendedora e incentivar a criação de startups a partir das instituições de ensino de Minas Gerais.

“O objetivo é que o empreendedorismo seja uma coisa mais cultural da organização e não preso nas pessoas. A instituição como um todo passa a pensar de uma forma mais inovadora, mais empreendedora. Isso, por sua vez, vai fomentar outros projetos e incentivar que os alunos desenvolvam outras ações. É um processo que vai puxando o outro e por isso acredito que o projeto vai trazer muitos benefícios para Campus”, avalia o professor José Carlos.

O programa tem duração de um ano e, ao final de cada mês, é apresentado um relatório sobre o desenvolvimento das ações.

Seleção

A seleção dos professores que participam do programa Startup Universitária em todo o estado se deu a partir de um edital publicado no final do ano passado. O professor José Carlos concorreu e foi um dos selecionados. Além de oferecer capacitação, recursos para a contratação de estudantes bolsistas e possivelmente recursos para o desenvolvimento de protótipos, o Programa conta hoje com uma parceria com a plataforma “Challenge Universitário”. Na plataforma são disponibilizados diariamente conteúdos relacionados a inovação, criatividade, empreendedorismos e afins, com atividades relacionadas ao conteúdo.