Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Clássico literário de Jane Austen ganha diferentes interpretações no auditório do Udicentro

Alunos dos cursos técnicos integrados dão vida à obra com adaptações

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 08/09/2018 às 07:08
  • Última modificação 06/09/2018 às 12:12
Estudantes fizeram encenações, análises críticas e até um sitcom para abordar a obra de Jane Austen
Crédito: Divulgação

Na última semana, o auditório do Campus Uberlândia Centro ganhou contornos artísticos, inspirado em um grande clássico da literatura mundial. Por meio do projeto “Go beyond the literary text”, que visa desenvolver o aprendizado da Língua Inglesa, cerca de 60 alunos do 2º ano dos cursos técnicos integrados do Campus se dividiram em grupos e criaram releituras sobre a obra Pride and Prejudice, “Orgulho em Preconceito”, em Português, da escritora Jane Austen.

A proposta era que os estudantes criassem releituras, nos mais diferentes formatos, para abordar algum aspecto da obra. A turma do 2º ano de Administração, por exemplo, fez uma apresentação única em forma de teatro. Já na turma de 2º ano da Computação Gráfica, os alunos se dividiram em grupos menores, e trouxeram apresentações variadas, como fanfictions, dramatização, encenação, representações artísticas, adaptações, análise crítica e até um sitcom, uma versão bem-humorada da obra.

Para se preparar para as apresentações, os alunos assistiram ao filme Pride and Prejudice, com legenda e áudio em língua inglesa e muitos leram a obra nos dois idiomas. As apresentações aconteceram quase todo tempo em inglês e a atividade faz parte da avaliação do segundo trimestre. Participaram da equipe avaliadora as professoras da área das linguagens, a professora e psicóloga Werusca Marques e a bibliotecária do Campus, Márcia Bellotti.

Segundo a professora Luiza Helena, foi a primeira vez que a atividade foi desenvolvida nesses moldes, como atividade registrada na extensão, mas em 2016 um grupo de alunos também havia feito uma releitura do livro "The phantom of the opera" também com os alunos do técnico integrado. Com uma plateia formada de colegas de outros cursos, a atividade cumpriu seu propósito.

“Essa atividade cumpriu com o objetivo de reunir pessoas interessadas no conteúdo além do texto literário e propiciou a releitura de uma obra tão importante em contextos contemporâneos. Sempre que possível, faremos nos segundos anos do ensino médio técnico integrado atividades semelhantes”, afirma Luiza.