Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > Informações sobre o incêndio que ocorreu no IFTM Campus Ituiutaba

Informações sobre o incêndio que ocorreu no IFTM Campus Ituiutaba

Grande incêndio aconteceu na área do campus Ituiutaba na noite do dia 12 de setembro.

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 13/09/2018 às 10:53
  • Última modificação 13/09/2018 às 10:53

O IFTM Campus Ituiutaba tem como informar se a origem do fogo foi criminosa ou espontânea. O foco do incêndio começou em uma área fora da instituição, acima do anel viário.

O Instituto mantém áreas de aceiro em torno do alambrado, que é uma medida necessária para evitar incidentes como este. Entretanto, essa medida foi ineficaz dada a altura do fogo e a força do vento. Labaredas passaram de 5 metros.

O Corpo de Bombeiro foi acionado assim os servidores perceberam o primeiro foco ainda distante, bem no final da tarde. Porém as viaturas estavam atendendo a outro chamado na região do Trevão. Foi solicitada a ajuda com a brigada da Usina BP, mas eles também estavam auxiliando em outros chamados de incêndio. No entanto, assim que desocuparam se deslocaram até o campus para colaborar.

O campus dispõe de uma carreta tanque que está constantemente cheia, que principalmente nessa época de queimadas, torna-se um importante método de precaução. Inclusive a tentativa molhar as áreas de aceiro  na intenção de evitar que o fogo adentrasse na nossa área. Houve total envolvimento dos servidores e alunos que se encontravam no campus no momento do ocorrido, bem como dos brigadistas da Fazendinha que também se prontificaram a ajudar. Os bombeiros assim que chegaram evitaram o pior, com a parceria da Prefeitura Municipal e da SAE, disponibilizando os caminhões pipas.

O IFTM Campus Ituiutaba aproveita a oportunidade para esclarecer que as perdas estruturais foram mínimas, apenas a fibra ótica dentro da aérea foi atingida. E também uma linha de transmissão de energia para os postes de iluminação externa. Não houve dano em nenhuma construção. Contrário aos danos causados da fauna e flora. A decisão em suspender as aulas hoje, foi visando averiguar a situação de fuga de animais peçonhentos para os blocos e também pelo forte cheiro de fumaça. Esse comunicado se encontra disponível no site da instituição.

Por hora o campus está sem internet e as providências para a solução dessa demanda estão sendo tomadas. Com relação ao reparo da rede elétrica da iluminação externa,  existe um contrato de manutenção, que está sendo acionado para resolver o quanto antes.

Reitera-se que a Reitoria disponibilizou a ajudar no que for necessário, bem como a Prefeitura Municipal, sempre parceira da instituição.