Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Projeto Café com Letras estreia no Campus Udicentro convidando alunos e servidores a apreciar e discutir bons livros

Primeiro encontro será nesta sexta (14) e projeto deve acontecer mensalmente

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 13/09/2018 às 00:00
  • Última modificação 13/09/2018 às 18:54

Crédito: Divulgação

A tarde desta sexta-feira (14/09) será marcada por boa literatura e um aroma agradável de um saboroso cafezinho no Campus Uberlândia Centro, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). A partir das 16 horas, na biblioteca, acontece a primeira edição do projeto Café com Letras, um clube de leitura que busca incentivar a apreciação de textos literários variados no espaço do Campus.

A ideia é que o projeto aconteça mensalmente, em etapas. Primeiro, é escolhida uma obra literária em prosa e verso, que pode ser de nacionalidades variadas. Ao longo do mês, a obra deverá ser lida pelos integrantes do clube. Posteriormente, a leitura culmina em um encontro para discussão e reflexão sobre a obra lida, considerando-se aspectos como: tema, forma, inovações de linguagem, importância histórica e sociocultural, interesse pessoal, emoções, reflexões e ideias suscitadas. Cada encontro, claro, termina com uma confraternização, com direito a cafezinho e lanche para temperar o papo.

Neste primeiro encontro, como o clube ainda está sendo formado e não houve tempo de leitura prévia, será feita a leitura de dois contos: um de Julio Cortázar e outro de José Saramago. Após um bate papo sobre os textos, será definido qual livro deverá ser lido para o próximo encontro, que acontecerá em outubro. Além disso, todo integrante vai receber um livreto com instruções sobre o clube.

Inscrição

Para se inscrever no Café com Letras, o interessado deve enviar um e-mail para samira@iftm.edu.br. O clube é voltado para quaisquer alunos do Campus Uberlândia Centro do IFTM, além de servidores da instituição e, sempre que possível, integrantes da comunidade externa. O projeto é uma iniciativa da professora Samira Daura Botelho, que começou este trabalho no Campus Ituiutaba e, agora, propôs a iniciativa no Campus Uberlândia Centro. O projeto, que conta com o apoio das demais professoras de línguas e  da bibliotecária do Campus, será desenvolvido no âmbito das atividades didáticas e de extensão promovidas pelo campus.