Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do curso de Administração tentam encantar “tubarões” com ideias de negócios
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do curso de Administração tentam encantar “tubarões” com ideias de negócios

Em atividade integrada de três disciplinas do curso, grupos tiveram que defender suas ideias

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 15/09/2018 às 07:00
  • Última modificação 14/09/2018 às 11:29
Alunos fizeram um
Alunos fizeram um "pith" das suas ideias de negócios para os colegas e uma banca avaliadora
Crédito: Divulgação

Os alunos do 3º ano do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, do Campus Uberlândia Centro, tiveram uma tarefa que exigiu bastante criatividade na última semana. Na segunda-feira (10/09), eles tiveram que fazer a apresentação de propostas de empreendimentos para uma banca avaliadora. O evento recebeu o nome de 1º Shark Tank do IF, inspirado em programa transmitido pelo canal Sony, no qual empreendedores apresentam suas ideias de negócios para grandes empresários, os “tubarões” do mercado. 

A turma se dividiu em grupos de, no máximo, cinco pessoas e cada grupo tinha cinco minutos para apresentar sua proposta aos avaliadores. As propostas deveriam ser construídas a partir de macrotemas definidos previamente, que eram fome, desmatamento, saneamento básico, feminicídio, educação precária e saúde. Cada grupo desenvolveu e apresentou soluções que, de alguma forma, combatem os problemas definidos como macrotemas.

O grupo que trabalhou com saneamento básico, por exemplo, desenvolveu a ideia de uma usina que gera energia a partir do lixo doméstico. Outro grupo, que trabalhou com o feminicídio, desenvolveu uma rede de fomento a empreendimentos femininos. 

O 1º Shark Tank do IF foi criado como uma atividade integrada das disciplinas de Empreendedorismo, Inglês para Negócios e Tecnologia da Informação aplicada à Gestão. Nas próximas semanas, a atividade continua, pois os estudantes vão desenvolver o modelo e o plano de negócios adequado para suas ideias. Segundo a professora Ana Flávia Martins de Lima, uma das organizadoras do Shark Tank do IF, a ideia gerou bons frutos no Campus.

“Sinto-me orgulhosa com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A gente estimula e eles fazem o resto com maestria. Acredito que para eles é muito válido ter contato com o mundo da modelagem de negócios ainda no colegial. Nós, eu, a Gysely Suely Lima e a Maizy Cássia Silva, tentamos trazer o que há de melhor e mais novo no mercado”, afirma.

A atividade será parte da avaliação das três disciplinas, de acordo com os critérios de cada professor. A banca avaliadora do Shark Tank do IF foi formada pelos professores Márcio Bonesso, Valter Pereira e Werusca de Sousa Pinto. 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página