Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Animação marca início da Etapa Nacional dos JIFs 2018 em Fortaleza

Animação marca início da Etapa Nacional dos JIFs 2018 em Fortaleza

Centenas de atletas lotaram as dependências do ginásio durante a abertura dos jogos

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/10/2018 às 10:00
  • Última modificação 19/10/2018 às 09:44
JIF 2018 - Etapa Nacional
Crédito: IFCE

Arquibancada cheia, torcida animada e muito atleta cheio de talento para mostrar. Essa foi a tônica que marcou a abertura da Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018, realizada na noite desta terça-feira (16), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (16). A cerimônia foi marcada por uma apresentação do grupo cultural do IFCE, Miraira, e pelo tradicional desfile das delegações, além do acendimento da pira olímpica.

A abertura da competição contou com a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e de dezenas de outros reitores de Institutos Federais, além de chefes de delegações, pró-reitores e servidores do IFCE.

De acordo com o reitor Virgílio Araripe, os jogos demonstram a importância que o esporte tem para a formação dos estudantes. “Com esse evento, o IFCE está deixando uma marca na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, mostrando que, além de educação de excelência, ofertamos esporte, cultura, pesquisa e extensão”.

Presente na solenidade, o secretário da Setec, Romero Raposo, ressaltou a massiva participação dos institutos federais nos JIFs 2018. “Essa integração é fundamental para a vida desses jovens". Já o presidente do Conif, Roberto Gil Almeida, elogiou a organização do evento. “O IFCE está de parabéns por ofertar toda essa estrutura aos estudantes”.

Para Kleber Ribeiro, coordenador geral da Etapa Nacional dos JIFs 2018, o objetivo da competição é promover a educação, a cultura e a formação. “Toda essa vivência até domingo é muito importante para a formação desses jovens. Todos aqui já são grandes vencedores e certamente daqui sairá talentos que brilharão no esporte”

O grande diferencial dos JIFs 2018 é que pela primeira vez a etapa nacional acontece em um só espaço devido às dimensões e à boa estrutura do CFO que reúnem, em 85 mil m², as condições ideais para que os atletas busquem seus melhores resultados.

Organizado pelo IFCE em parceria com outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os JIFs contam com 1035 atletas oriundos de 35 institutos federais que representam as cinco regiões do Brasil. Até o próximo domingo, serão disputadas 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Para conferir a programação completa dos JIFs 2018 e a tabela de jogos, acesse aqui.

Fonte: https://ifce.edu.br/noticias/noticias-de-destaque/cerimonia-marca-inicio-dos-jif-2018-no-cfo (com adaptações)