Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Uberlândia Centro do IFTM termina com Brinde à Ciência

Realizado em restaurante, Brinde vai contar com apresentação de trabalhos e premiação

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 19/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 19/10/2018 às 13:43
Semana termina com brinde no restaurante Terra Brasilis
Crédito: Divulgação IFTM

Sexta-feira é dia de happy hour para quem trabalhou arduamente durante toda semana, mas na próxima sexta (19/10) a confraternização é especial, pois acontece ao sabor da ciência. A partir das 19h30, o restaurante Terra Brasilis recebe o Brinde à Ciência, evento de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Na ocasião, professores do Instituto vão apresentar suas pesquisas no mestrado e doutorado, em linguagem acessível para o público, como forma de dar um retorno para a sociedade sobre o processo de produção acadêmica. Ao longo da noite, também vão acontecer as cerimônias de premiação de eventos que foram realizados ao longo da SNCT do Campus. Serão premiados os vencedores da 4ª Mostra de Trabalhos, da 4ª Maratona de Programação e da 7ª Feira de Novos Produtos.

Antes do início das atividades, claro, o público é convidado a erguer seus copos e fazer um Brinde à Ciência.

Sobre os trabalhos

Os trabalhos apresentados são de três professores do Campus Uberlândia Centro, desenvolvidos . Cada um deles terá 15 minutos para conversar com o públicos sobre suas pesquisas.

A professora Sirley Cristina Oliveira traz o trabalho “Estética, Política e Teatro: Representações da Resistência Democrática, o Show Opinião (1964)”; o professor Thiago Bruno Caparelli apresenta o trabalho “Reconstrução de Parâmetros Biomecânicos da Marcha Utilizando Ciclogramas e Redes Neurais Artificiais”; e o professor José Carlos de Castro Júnior apresenta o trabalho “Análise dos valores empresariais e suas inter-relações com a gestão do conhecimento e inovação: um estudo comparativo entre empresas de base tecnológica em Brasil e Espanha”.

Ao fim de cada apresentação será aberto um espaço para perguntas do público. Todos os trabalhos serão apresentados em linguagem simples, de forma que o conteúdo das pesquisas seja transmitido de forma efetiva.

Premiações

Entre cada apresentação vai acontecer a premiação dos eventos que ocorreram dentro da programação da SNCT. Na 7ª Feira de Novos Produtos, que aconteceu no dia 16, serão premiadas as melhores ideias de negócios, produtos e serviços desenvolvidas pelos alunos das diferentes áreas do conhecimento. As apresentações foram divididas em quatro categorias: inovação em produto, inovação em processo, inovação em marketing e inovação organizacional. Os primeiros colocados vão receber um prêmio de R$300.

Também serão premiados os melhores colocados na 4ª Maratona de Programação. As seis melhores equipes vão receber troféus e medalhas pelo desempenho. Nessa Maratona, os estudantes foram desafiados a usar linguagens de programação para resolver problemas de lógica e matemática.

Outro evento cuja premiação acontece durante o Brinde à Ciência é a 4ª Mostra de Trabalhos. Durante o segundo dia da SNCT, estudantes ocuparam os corredores do Campus apresentando suas pesquisas, por meio de banners, com temáticas das mais variadas.