Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Cursos do campus Uberaba são bem pontuados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

A nota do Enade auxilia o estudante na escolha de uma instituição de ensino

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 19/10/2018 às 13:46
  • Última modificação 19/10/2018 às 13:47

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ano de 2017, foi divulgado no dia 9 de outubro. Os cursos do campus Uberaba do IFTM de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, avaliados no exame, obtiveram, em uma escala que vai até 5, notas 3 e 4, respectivamente.

O conceito do Enade, um indicador calculado a partir do desempenho dos concluintes dos cursos de graduação, consiste na média ponderada das notas dos concluintes na formação geral (25%) e conhecimento específico (75%).

Entre os critérios estabelecidos no processo de avaliação está o corpo docente. Nesse aspecto, o campus Uberaba tem realizado constante trabalho junto às coordenações de curso, bem como envolvendo estudantes nos processos relativos aos conhecimentos, habilidades e competências avaliados no Exame.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.