Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Cursos do campus Uberaba são bem pontuados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Início do conteúdo da página
Notícias

Cursos do campus Uberaba são bem pontuados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

A nota do Enade auxilia o estudante na escolha de uma instituição de ensino

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 19/10/2018 às 13:46
  • Última modificação 19/10/2018 às 13:47

O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referente ao ano de 2017, foi divulgado no dia 9 de outubro. Os cursos do campus Uberaba do IFTM de Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, avaliados no exame, obtiveram, em uma escala que vai até 5, notas 3 e 4, respectivamente.

O conceito do Enade, um indicador calculado a partir do desempenho dos concluintes dos cursos de graduação, consiste na média ponderada das notas dos concluintes na formação geral (25%) e conhecimento específico (75%).

Entre os critérios estabelecidos no processo de avaliação está o corpo docente. Nesse aspecto, o campus Uberaba tem realizado constante trabalho junto às coordenações de curso, bem como envolvendo estudantes nos processos relativos aos conhecimentos, habilidades e competências avaliados no Exame.


 

Sobre o Enade

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página