Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Oficina de combate ao aedes aegypti foi realizada no Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

Atividade aconteceu na quinta-feira, 18 de outubro

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 19/10/2018 às 00:00
  • Última modificação 19/10/2018 às 16:58
Oficina de combate ao aedes aegypti
Crédito: Betina Royer

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, realizaram oficinas de trocas de saberes, voltada aos estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e comunidade em geral.

Dentre as atividades oferecidas, a oficina de Combate ao Aedes aegypti destinava-se a campanha educativa de combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) também transmissor da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana.

De modo criativo e inusitado os estudantes, caracterizados de agentes de saúde, apresentavam num primeiro momento informações e esclarecimentos básicos sobre o ciclo de vida do inseto, as diversas doenças transmitidas, bem como os cuidados necessários de prevenção e eliminação dos focos do mosquito da dengue.

Num segundo momento os participantes da oficina foram desafiados a percorrerem o espaço escolar, acompanhados por “Mosquitos Gigantes” (alunos trajados de mosquitos), com intuito de buscar, identificar e eliminar os possíveis lugares de criadouros. E assim, entre perguntas e respostas, realizaram os procedimentos de combate.

A tarefa cumprida de forma lúdica e educativa ofereceu aos estudantes um momento troca de conhecimentos, saberes e práticas de saúde e cidadania.  A atividade também contribuiu para a formação de multiplicadores das ações de combate sensibilizados com a importância de controle do mosquito.

A oficina foi organizada pela comissão de combate ao Aedes do campus Avançado Uberaba Parque Tecnológica composta pelos professores Renato de Oliveira, Betina Royer, Hélio Aparecido Lima Silva e pelas servidoras Érica Vieira de Andrade e Sandra Beatriz Dogonski.

Por: Hélio Aparecido Lima Silva e Renato de Oliveira