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Curso de Engenharia da Computação conquista o reconhecimento com nota 4 após visita da comissão de avaliação do MEC

E curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquista nota 4 no Enade

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 06/11/2018 às 16:36
  • Última modificação 06/11/2018 às 17:04
CAUPT
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Crédito: Divulgação

O Inep – Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

A partir da entrada das instituições de ensino superior (IES) no Sistema Federal de Ensino, os cursos de graduação devem ter autorização para iniciar suas atividades. Depois recebem o reconhecimento do curso, que possibilitará a instituição emitir diplomas aos graduados. Posteriormente, de acordo com a legislação pertinente, as instituições se submetem a processo avaliativo periódico para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta do curso.

O curso de Engenharia da Computação do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico passou recentemente pela fase de reconhecimento de curso, que é composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pelo curso relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito de Curso – CC, graduado em 5 (cinco) níveis.

O curso obteve nota 4, o que demonstra a alta qualidade da organização didático-pedagógica, do corpo docente, discente, técnico-administrativo e das instalações físicas, dimensões verificadas pela comissão de avaliadores do BASis (Banco Nacional de Avaliadores), após dois dias em visita à instituição.

Segundo o coordenador do curso, Jefferson Martins, “as conquistas sobrevêm de um trabalho árduo e do respeito e dedicação ao seu propósito, assim, reassumimos sempre o compromisso de continuar a buscar excelência nos nossos serviços e levar educação de qualidade a todos os nossos alunos”.  

Já os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico conquistaram nota 4 na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que foi realizada no final de 2017.

O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores e qualidade da educação superior. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Os indicadores de qualidade são expressos em escala contínua e em 5 (cinco) níveis. Portanto, ter conquistado nota 4 (quatro) significa que o curso oferecido pelo IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico é de alta qualidade.

“Não conseguiríamos tais reconhecimentos se não fosse pelas notas alcançadas em todas as avaliações. Técnicos Administrativos, alunos, docentes e coordenadores, merecem ser parabenizados pela atuação e compromisso com a qualidade do ensino e serviços prestados”, concluiu Marcelo Ponciano, diretor do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Fonte: http://inep.gov.br/web/guest/educacao-superior



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