Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Aluno do IFTM ministra curso sobre fotografia digital para alunos do Instituto Federal de São Paulo

Estudante do Campus Uberlândia Centro, Kaio Cerutti foi convidado por conta de trabalho de extensão na área de fotografi

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 23/11/2018 às 00:00
  • Última modificação 23/11/2018 às 12:09
Oficina foi ofertada para alunos de cursos técnicos do IFSP
Crédito: Divulgação

O estudante Kaio Cerutti, aluno do 2º ano do curso técnico integrado em Administração, do Campus Uberlândia Centro, emendou o feriado do início desta semana com uma viagem para São Paulo. Na agenda, contudo, nada de descanso e sim muito trabalho. Ele foi convidado para ministrar um minicurso de 12 horas no “Projeto Café Filosófico”, realizado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Hortolândia. O tema do curso era “Fotografia com manipulação digital pelo Softwer GIMP” e as atividades aconteceram nos dias 21 e 22.

A participação de Kaio no projeto Café Filosófico não se deu por acaso. Ao longo deste ano, o projeto Café Filosófico está trabalhando com a temática da intolerância, sempre convidando participantes que têm projetos na área. No Campus Uberlândia Centro, Kaio participa de um projeto de extensão na área de fotografia, chamado Etnografias do Olhar. Coordenado pelo professor Dickson Duarte, atualmente licenciado, esse projeto busca fazer o registro das diferentes etnias existentes no Campus por meio de registros fotográficos de natureza artística.

Para o coordenador do Café Filosófico, o professor de Filosofia Marival Baldoino de Santana, o projeto desenvolvido no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) está em completa sintonia com a temática do Café. “O projeto do professor Dickson e do Kaio desenvolve o olhar sobre as diferentes etnias a partir das lentes fotográficas. Tem tudo a ver com a questão da intolerância, dos quais os povos negros são vítimas. É super importante desenvolver esse olhar”, afirma o professor, que destacou também a comemoração do Dia da Consciência Negra, na última terça-feira, 20 de novembro.

Durante a oficina, Kaio Cerutti falou para estudantes de cursos técnicos do IFSP. Ao longo do curso, ele aborda questões teóricas da área de etnografias, fala sobre manipulação de imagem no software Gimp e ainda propõe uma atividade prática, na qual estudantes buscam registrar as diferentes etnias no Campus Hortolândia, onde estudam. Para Kaio, assumir o lugar de professor é uma experiência interessante.

“É sempre um grande desafio dar essa oficina, pois existe expectativa tanto da minha parte, quanto dos alunos em relação a mim. Fui muito bem acolhido e está sendo bem interessante trabalhar com esse público, pois são alunos de cursos técnicos, da minha idade, e nós falamos a mesma língua”, afirma o estudante, que também ofertou uma oficina de fotografia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano.

Além do curso, Kaio exibiu fotos com a temática “Quimeras Antropofágicas”, trabalho que desenvolveu dentro do projeto Etnografias em 2018.