Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Oficina literária incentiva o desenvolvimento da escrita e promove concurso entre participantes

Projeto terá seu último encontro do ano nesta quarta-feira (28) e inscrições para concurso de contos vão até o dia 29

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 27/11/2018 às 06:00
  • Última modificação 26/11/2018 às 12:38

Crédito: Divulgação

Todo ser humano tem um contador de histórias dentro de si e se essa habilidade não enche folhas de papel a questão pode ser unicamente a falta de oportunidade. No Campus Uberlândia Centro, um projeto de extensão tem buscado incentivar os interessados a darem asas para a imaginação. A II Oficina Literária é aberta para quem quiser participar, sejam estudantes, servidores ou mesmo pessoas da comunidade externa, e incentiva seus integrantes a criarem histórias, de maneira coletiva ou individual, sempre reforçando as técnicas utilizadas para o ato da escrita, assim como os diferentes gêneros literários.

Este ano, o projeto já realizou duas reuniões e, nesta quarta-feira (28), fará seu encerramento. Quem não participou das edições anteriores pode marcar presença no encontro desta quarta, que acontece a partir das 13h30, na sala 104. Aqueles que assinaram a lista de presença em pelo menos uma das oficinas deste ano ainda terão a oportunidade de participar de um concurso literário de contos, que vai premiar o vencedor com uma quantia de R$100. A temática do concurso é livre e as inscrições estão abertas até o dia 29 de novembro.

Confira o edital completo do concurso ao final da matéria

Dinâmica dos encontros

No primeiro encontro, a oficina recebeu nove estudantes, sendo oito do Campus e uma da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os participantes eram tanto da graduação, quanto dos cursos técnicos, com diferentes níveis de conhecimento e trabalho com escrita. Eles fizeram uma atividade coletiva e outra individual. Na coletiva, eles se dividiram em grupos e cada grupo escreveu uma história de forma colaborativa. Já na atividade individual, cada um escreveu o seu conto, mas todos tiveram que inserir três personagens e três locais que foram decididos pelo grupo. Esses elementos foram obrigatórios na construção de um conto.

No segundo encontro, os participantes conversaram sobre contos produzidos por eles e discutiram sobre o gênero crônica, sempre fazendo exercícios para promover a criação. O dever de casa a ser apresentado no último encontro deste ano foi criar uma crônica, tomando como inspiração algum aspecto de uma revista existente na biblioteca do Campus.

Para o último encontro, nesta quarta, os participantes vão ler e analisar as crônicas e terão uma atividade surpresa.