Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Professor do Campus Udicentro lança livro sobre prevenção à criminalidade nesta quinta (29)

Professor Márcio Bonesso analisa no livro a implantação de políticas de segurança em Uberlândia

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 28/11/2018 às 00:00
  • Última modificação 28/11/2018 às 17:52
Livro é fruto do trabalho de doutorado do professor Márcio Bonesso
Crédito: Guilherme Brasil

O professor do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Márcio Bonesso vai compartilhar com o público um pouco do seu trabalho nesta quinta-feira (29). Das 19h às 20 horas, acontece o lançamento do livro “Prevenção à Criminalidade – Arte e esporte na segurança pública de Minas Gerais”, de autoria de Bonesso. O lançamento será realizado no Anfiteatro AB, do bloco 50, da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. O evento de lançamento acontece no âmbito do VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e da XVIII Semana de Ciências Sociais.

O livro de Márcio Bonesso é fruto do doutorado em Sociologia, concluído por ele em 2015,  pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar (2011 até 2015). O livro busca interpretar como as políticas de segurança pública criadas por cientistas sociais, políticos e militares na capital mineira foram implementadas na cidade de Uberlândia.

Ao longo das mais de 400 páginas, o autor dá um panorama sobre as teorias de controle social e as políticas de segurança pública, abordando exemplos nacionais e internacionais, além de aspectos históricos; faz uma análise histórica específica do Triângulo Mineiro; até chegar a uma análise específica da implantação das políticas de segurança pública em Uberlândia.

Um exemplar do livro será doado para a biblioteca do Campus Uberlândia Centro, onde ficará acessível aos servidores e estudantes da unidade, e também para os interessados da comunidade externa.

Sobre o autor

Professor de Sociologia do Campus Uberlândia Centro, Márcio Bonesso é coordenador do curso técnico de Administração integrado do Campus. Mestre em Ciências Sociais, com ênfase em antropologia, pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Bonesso também é autor do livro “Encontro de bandeiras: as folias de reis em festa no Triângulo Mineiro-MG”, lançado pela EDUFU (2012). O professor também é organizador do livro “Periferarte na Terra Prometida: lazer, arte e controle social em Uberlândia”, pela EDUFU (2013), com subvenção do Fundo Municipal de Cultura de Uberlândia.