Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Egresso do Campus Uberlândia Centro é um dos representantes brasileiros em Fórum Internacional

Ex-aluno do curso de Computação Gráfica, Antônio Junqueira está no Paquistão para Fórum Internacional da Juventude

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 30/11/2018 às 00:00
  • Última modificação 29/11/2018 às 11:31
Antônio Junqueira em visita ao Campus Uberlândia Centro, no início deste ano, para falar sobre experiências internacionais
Crédito: Guilherme Brasil IFTM

Os primeiros passos de Antônio Junqueira no âmbito internacional aconteceram como aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), quando ele participou do Programa Jovens Embaixadores. Neste novembro, quase um ano após sua formatura no curso técnico de Computação Gráfica, que ele fez no Campus Uberlândia Centro, Antônio está no Paquistão, representando o Brasil no Fórum Internacional da Juventude de Lahore.

Estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, Antônio conseguiu essa oportunidade ao participar de um processo seletivo com 4 mil pessoas de mais de 100 países. Durante o processo, que selecionou 278 delegados de 75 países, ele teve que escrever cartas, que tinham como tema uma sociedade mais inclusiva e Direitos Humanos.

O Fórum, que começou no dia 26 de novembro e segue até o dia 02 de dezembro, promove discussões sobre paz, cultura e inclusão social e conta com palestras, workshops, debates e outras atividades. Para Antônio, é uma oportunidade de ampliar ainda mais seus horizontes.

“Essa experiência vai contribuir muito para a minha formação, não só por se tratar de um país com uma cultura muito diferente, mas também por me dar a oportunidade de discutir com jovens do mundo inteiro sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos, que é uma área que eu estudo na faculdade. É muito interessante para poder criar um networking para interligar os conhecimentos. Estou experimentando muitas coisas diferentes”, afirma o estudante.

Para conseguir fazer a viagem, Antônio teve que arcar com os valores das passagens e dos vistos. Para isso, abriu uma “vaquinha” na internet para arrecadar os valores necessários. Segundo ele, foi possível coletar cerca da metade do valor e o restante foi parcelado.

Estudante engajado

Egresso do curso técnico em Computação Gráfica do Campus Uberlândia Centro, Antônio participou de diversos projetos de pesquisa, extensão e monitoria durante o curso. Em 2016, participou do projeto de extensão ReAtalhos, o qual foi um dos maiores projetos em que esteve envolvido na instituição. No fim de 2017, participou do processo seletivo do programa Jovens Embaixadores, que seleciona 50 jovens do Brasil com inciativa de liderança e trabalhos voluntários de relevância social para ir para os Estados Unidos participar de discussões acerca de justiça social, trabalho voluntário, dentre outros. Antônio foi um dos 50 selecionados dentre 23000 aplicantes e viajou para os EUA em Janeiro deste ano.

Clique aqui e saiba mais sobre a experiência de Antônio no Programa Jovens Embaixadores.