Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Alunos do IFTM Campus Paracatu são classificados em editais de intercâmbio para a Colômbia, Canadá, Chile e Espanha

Mobilidade internacional faz parte das atividades do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (CENID) do IFTM

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 03/12/2018 às 00:00
  • Última modificação 03/12/2018 às 11:55
Primeira foto: Alunos Bruno e Marcelo recebendo os cumprimentos do reitor e diretores, durante o II ConInterEPT. Segunda foto:Alunos do IFTM classificados para o intercâmbio do Chile e Canadá, no aeroporto internacional de Uberlândia.
Crédito: CNID

O Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (CENID), ligada ao Gabinete do reitor, além de oferecer cursos de línguas estrangeiras nos campi, tem o objetivo de organizar políticas de internacionalização, encorajando a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural.

E não foi diferente no ano de 2018, com diversos editais de mobilidade lançados para nossos alunos. As classificações aconteceram a partir da oferta de 4 editais do programa de mobilidade internacional. O primeiro foi o “Projeto Semestre Acadêmico na Colômbia - Edital nº 01/2018”, lançado em fevereiro deste ano, que teve a classificação da aluna do 6º período de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Ingrid Rabelo Cruz, a qual ficará até o final deste semestre na Universidade de Ibagué, instituição parceira do programa.

O segundo foi o “Projeto “Improving Your English – Canadá - Edição 2018”, lançado em março deste ano. Neste tivemos a classificação da aluna do 2º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio, Sarah Leal Fritshe, que ficará em Montreal, Canadá no período de 1 a 24 de dezembro.

O terceiro foi o edital do “Programa Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação - Santander Universidades (2018)”, também lançado em março deste ano. Neste tivemos a classificação do aluno do 5º período do curso de Engenharia Elétrica, Marcelo Nunes Pereira Ruela, que ficará os próximos seis meses na Espanha.

E o quarto edital foi o do “Projeto Intercâmbio Cultural na América do Sul - Chile 2018”, lançado em outubro deste ano, no qual tivemos a classificação de dois candidatos, o aluno do 3º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao Ensino Médio, Bruno Emanuel de Assis e o aluno do 4º período do curso superior de Engenharia Elétrica, Igor Vinicius Nunes de Campos Oliveira.

Lembrando que no ano passado também tivemos cinco classificações: a da aluna Bianca Ferreira Sousa André, que na época cursava o 2º período do curso de Engenharia Elétrica e foi classificada no edital “Semestre Acadêmico na Colômbia - Edital nº 05/2017”, para Universidade de Ibagué, onde passou o segundo semestre de 2017; a do aluno Lelre Ferreira da Silva, do 3º período de TADS no edital “Fulbright Community College Initiative Program Scholarships (CCI) for Brazilian IFTM Students”, que ficará até o final deste ano nos Estados Unidos; a da aluna Aparecida Nogueira Andrade, do 3º período de TADS, no edital “Semestre Acadêmico na Colômbia - Edital nº 08/2017”, onde passou o primeiro semestre deste ano em mobilidade, e a dos alunos do 3º ano do curso técnico em Eletrônica, Antonio Sebastian Fernandes Rabelo e Gabriel Luiz de Jesus Ribeiro, que passaram nos intercâmbios para o Canadá e Chile, respectivamente, onde ficaram por duas semanas no final do ano passado.

Dois dos candidatos classificados estiveram no II ConInterEPT, em Uberaba, e receberam os cumprimentos do reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, do diretor do IFTM Campus Paracatu, Ronaldo Eduardo Dilascio, da Coordenadora Geral do Cenid, Juliana Vilela Alves e da coordenadora do Cenid de Paracatu, Priscila Almeida Lopes.

O IFTM Paracatu parabeniza a todos os classificados que souberam aproveitar estas importantes oportunidades e convida os demais alunos a participarem dos próximos editais de intercâmbio que serão lançados no próximo ano.