Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Torneio de autômatos faz sucesso durante o ConInterEPT
Início do conteúdo da página
Notícias

Torneio de autômatos faz sucesso durante o ConInterEPT

Duas categorias foram disputadas: seguidores de linha e sumô

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 04/12/2018 às 10:52
  • Última modificação 04/12/2018 às 11:05
Torneio de autômatos realizado no ConInterEPT
Torneio de autômatos realizado no ConInterEPT
Crédito: Gustavo Finholdt

Um evento organizado pelos professores Gustavo Finholdt e Marcelo Pansani, do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, que fez muito sucesso no ConInterEPT, foi o torneio de autômatos seguidores de linha e sumô de autômatos, que contou com a participação de equipes de vários campi do IFTM. Ao todo foram 16 equipes competindo nas duas modalidades.

Um autômato seguidor de linha é um robô que é desenvolvido com a finalidade de fazer um percurso sem a necessidade de comando externo. Este robô é pré-programado para, através da leitura de sensores, detectar onde existe um caminho em uma superfície (uma linha, muitas vezes feita com fita isolante ou tinta) e seguir este caminho. Além do tempo para completar o percurso, as equipes ganham pontos também quando o “carrinho” consegue vencer obstáculos na pista como curva em 90°, rampa, cruzamento etc.

Já autômato de sumô participa de uma luta onde dois robôs são colocados em uma arena com as extremidades escuras. O desafio é empurrar o outro para fora do espaço da luta - daí a alusão à luta de origem japonesa baseada no peso dos esportistas. Os robôs são guiados por sensores infravermelhos e ultrassônicos, que auxiliam na localização do oponente, e uma vez encontrado os empurram para fora da arena, parando de empurrar assim que encontram a linha preta delimitadora da arena.

A classificação final da categoria Seguidor de linha foi: em primeiro lugar a equipe “Turtle Car”, em segundo lugar a equipe “Spaceship” e em terceiro lugar a equipe “CarUPT”, todas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Na categoria Sumô a classificação foi: em primeiro lugar a equipe “JHOWtech”, do Campus Paracatu, em segundo lugar a equipe “Pikachus do Cerrado”, do Campus Patrocínio e em terceiro lugar a equipe “Robonaldo Fenômeno”, também do Campus Patrocínio.

Para os alunos do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, o torneio foi mais que um entretenimento. A participação contou ponto na MTEC – Mostra de Técnica de Produtos – evento que faz parte do calendário acadêmico do Campus e que esse ano foi realizado dentro do ConInterEPT.

“A participação nesses torneios institucionais também serve como treinamento para outras competições, como o Torneio Juvenil de Robótica (TJR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Esse ano, levamos três equipes do Campus - duas do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e uma da Engenharia da Computação - para a etapa nacional do TJR, que foi realizada em João Pessoa/PB” ressaltou o professor Gustavo Finholdt.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página