Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > IFTM Campus Paracatu realiza curso de capacitação para professores da rede pública

Projeto de extensão visa a melhoria da educação básica

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 07/12/2018 às 00:00
  • Última modificação 07/12/2018 às 09:29
Algumas modalidades de jogos aplicados durante o curso
Crédito: Bruna da Silva Papanoni de Arruda

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro, por meio da Coordenação de Extensão, realizou nos dias 28, 29 a 30 de novembro de 2018, um curso de extensão sobre o uso de ferramentas ludo-pedagógicas para professores de ensino fundamental e médio. No curso, os participantes foram capacitados na elaboração e confecção desses jogos, com objetivo de impactar positivamente no processo de ensino aprendizado dos discentes do município de Paracatu-MG.

O curso teve duração total de 10 horas, compreendendo teoria e prática, e contou com a presença de professores de diversas escolas públicas (E.E. Affonso Roquette, E.E. Altina de Paula Guimarães, E.E. Antônio Carlos, E.E. Dom Serafim, E.E. Julia Camargos, E.E. Olindina Loureiro, E.M. Coraci Meireles de Oliveira, E.M. Gidalte Maria dos Santos), privadas (Colégio Soma e Dom Eliseu) e formandos de cursos de licenciatura do município de Paracatu.

Durante o curso, os participantes foram apresentados a ludicidade, representada por meio de diversos jogos que facilitam a aquisição do conhecimento pela experimentação com prazer e alegria; onde socialização, conscientização, sensibilização, motivação, criatividade e a cognição se integram permitindo um desenvolvimento das potencialidades humanas. Ao final do curso, os participantes foram reunidos, conforme a área de atuação, e elaboraram jogos a serem aplicados em suas disciplinas.