Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM campus Uberaba realiza certificação dos cursos técnicos

IFTM campus Uberaba realiza certificação dos cursos técnicos

Participaram do momento, estudantes da Administração, Agropecuária e Química

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 02/01/2019 às 14:51
  • Última modificação 11/02/2019 às 10:08
Concluintes e convidados no teatro Vera Cruz
Crédito: Wellington Custódio

Aconteceu, no dia 21 de dezembro, a certificação dos cursos técnicos, do IFTM campus Uberaba, de Administração (concomitante e integrado), Agropecuária e Química. Ao todo participaram da sessão, 101 estudantes.

Fizeram parte da composição da mesa, o diretor-geral, Rodrigo Afonso Leitão; os paraninfos Luciano Tiago Bernardo, Aline de Gregório Alves Borges, José Henrique Bizinoto e Bruno Borges Canelhas e, os patronos Belchior Antônio da Silva; Fernanda Cunha Facio; Eduardo Bucsan Emrich e Bruno Pereira Garcês.

Além deles, os professores, Antenor Roberto Pedroso, Jéssica Teixeira de Mendonça, Gislaine Fernandes, foram indicados como “nome de turma” dos cursos de Administração (Concomitante e Integrado), Agropecuária e Química, respectivamente; enquanto que Adimilson Araújo da Silva, Eduardo Soares Rodrigues, Helena Maria De Almeida Mattos Martins Dos Santos Ali, Patrícia Gontijo de Melo, foram os professores e, Walder Renato Cruz, como técnico-administrativo, homenageados.

Após o momento cívico, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, teve início a sessão de certificação que foi aberta pelo diretor-geral Rodrigo Leitão.

Após um breve cumprimento aos formando e aos componentes da mesa, Leitão disse: “Estamos em um momento de turbulência social, econômica e política, mas nem por isso, deixamos de fazer nosso trabalho que é contribuir em prol da sociedade. Esperamos que estes nossos estudantes trilhem um caminho diverso e que contribuam para o desenvolvimento, não apenas de Uberaba e região, mas também do país”.

Juliana Araújo Pelegrini, do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, em sua oratória disse: “nossa caminhada iniciou ainda em 2015, com o concorrido processo seletivo que fizemos e já dava indícios de nossas vindouras alegrias, e ainda deixou nas entrelinhas os incríveis desafios que provariam nossas capacidades. talvez as poucas horas desse processo foram mesmo uma amostra do que os próximos três anos nos trariam.”

“Superamos cada obstáculo, trilhamos todo o caminho com garra e fé e sempre carregamos conosco o valor e a honra de ser federal. Hoje, a alegria e euforia do 1º ano renasce em nós resgatando a nossa esperança, a resiliência do 2º ano permanece conosco para nos sustentar nas próximas corridas e a superação do 3º ano nos impulsiona nos futuros desafios que serão, igualmente, conquistados”.

“Finalizo com as palavras do astrólogo olavo de carvalho: “há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. só algumas são para sempre”;  com certeza, nossos 3 anos no IFTM - campus uberaba serão para sempre.

O que os concluintes disseram?

Nesse momento festivo, conversamos com três estudantes dos cursos de Administração, Agropecuária e Química. Foram questionados sobre a expectativa após o término dos cursos técnicos, se pretendem seguir a carreira e sobre a influência do IFTM em sua formação.

Minhas expectativas são de retornar ao IFTM no curso superior de Engenharia Agronômica. Mas, se não for possível, pretendo ter a oportunidade de trabalhar como técnica em alguma propriedade. Graças às possibilidades que o IFTM nos dá, eu pude me encontrar em algo que realmente gosto. O IFTM, desde o processo seletivo, foi uma conquista para mim, pois sempre quis estudar em uma escola federal. O curso de agropecuária foi uma escolha aleatória, e por eliminação dos “cursos menos chatos”, pois queria apenas o ensino médio. Com o passar do tempo eu passei a conhecer melhor a área e, de acordo com que as matérias foram mudando, eu fui me apaixonando cada vez mais e descobri o meu lugar.

Decidida do que queria, pude aproveitar tudo o que o IFTM oferece viagens técnicas, professores com muitos conhecimentos e competentes, aulas práticas , além de possibilitar o estudo do ensino médio com professores que são mestres e doutores, conseguindo superar várias escolas particulares.” Thayná Cristine Rocha Oliveira - Técnico em Agropecuária.

“Pretendo seguir carreira. O ramo de atuação do meu curso é amplo, com muita oportunidades, além disso, o IFTM favoreceu tanto no meu crescimento profissional, quanto no pessoal. Foi necessário força de vontade para vencer os desafios presentes no curso.

Mas, a minha expectativa é grande. Pretendo dar continuidade nos estudos da área de química e progredir desta forma, no ramo da docência ou no campo industrial.” Karine Santana Rodrigues - Técnico em Química

Confira algumas fotos no Facebook.