Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto LAPASSION inicia atividades no IFTM Campus Uberaba

Projeto LAPASSION inicia atividades no IFTM Campus Uberaba

Alunos do IFTM e do IFG unem-se a estudantes de Espanha, Portugal e Uruguai em intercâmbio multidisciplinar

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 19/03/2019 às 10:43
  • Última modificação 21/03/2019 às 08:15
Participantes do Projeto La Passion - Edição Uberaba
Crédito: Lucas Elias Fernandes

Em 18 de março, no IFTM Campus Uberaba, foi iniciado o Projeto LAPASSION – Edição Uberaba. Durante 10 semanas, 25 alunos advindos dos campi do IFTM – Uberaba, Uberlândia, Uberlândia Centro, Patrocínio, Paracatu, Avançado Uberaba Parque Tecnológico –, do Instituto Federal de Goiás (IFG), do Instituto Politénico do Porto (IPP/Portugal), da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC/Uruguai) e da Universidad de Salamanca (USAL/Espanha) participarão do intercâmbio multidisciplinar com atividades nas áreas de empreendedorismo e administração, tecnologia, saúde, educação, artes e design.

O evento contou com a presença do reitor do IFTM, de pró-reitores, diretores, da coordenadora geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, das coordenadoras do Centro de Idiomas dos campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico, professores e alunos do IFTM. Também estiveram presentes estudantes participantes do Projeto LAPASSION – Edição Uberaba, representantes das empresas parceiras Doces Joaninha, de Araxá/MG; Laticínios Taquari, de Santa Juliana/MG; Bem Brasil, de Araxá/MG; BR Foods, de Jundiaí/SP

Segundo o reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, o LAPASSION vem com a proposta de desafiar os alunos em termos de inovação, aptidões sociais, internacionalização e interatividade. “A convivência com diferentes culturas propicia aos alunos a oportunidade de trocar experiências positivas e benéficas. Esperamos que este projeto instigue a criação de produtos que possam atender às demandas sociais”, disse Roberto Gil.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Juliana Vilela Alves, “o LAPASSION tem como objetivo integrar o mercado de trabalho, os professores e os alunos em prol da inovação tecnológica. O programa é cofinanciado pela União Europeia e possui seis países no consórcio. É um contexto multicultural de ensino e aprendizagem e isso só foi possível, pois ‘sonho que se sonha junto torna-se realidade”.

O QUE É O LAPASSION?

O LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented  Network) é um projeto do Programa Erasmus+ com financiamento aprovado na União Europeia e da Iniciativa de Reforço de Capacidades para Instituições de Ensino Superior geridas através da Agência Executiva Educativa, Audiovisual e Cultural (EACEA).

LAPASSION prevê o desenvolvimento de projetos e estágios multidisciplinares apresentados pelo ambiente circundante (empresas e outras organizações) ou resultantes de ideias inovadoras para criar novos protótipos, produtos e serviços, envolvendo domínios de conhecimento diferentes (Tecnologia, Design, Artes, Administração, Saúde, Educação etc.). Os projetos são desenvolvidos por grupos de estudantes de diferentes países e orientados para o desenvolvimento de soft skills (trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, negociação etc.).

A proposta foi apresentada durante uma reunião dos reitores dos Institutos Federais (Reditec), na qual acordaram que seus alunos participariam do LAPASSION em Uberaba, no período de março a maio de 2019, juntamente com alunos internacionais (Chile, Portugal, Uruguai e Espanha) e de institutos federais das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com o tema Alimentação para o futuro.