Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento Sabores e Cultura Uruguaia aconteceu no IFTM Reitoria

Evento Sabores e Cultura Uruguaia aconteceu no IFTM Reitoria

Intercambistas do Lapassion apresentaram um pouco da tradição uruguaia

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 12/04/2019 às 10:52
  • Última modificação 12/04/2019 às 10:54
Estudantes uruguaios durante apresentação
Crédito: Letícia Estrela Martins Sousa

A Reitoria do IFTM recebeu, no dia 9 de abril de 2019, os estudantes uruguaios Gianfranco Greno e José Luis Faller, intercambistas no Projeto LAPASSION Uberaba, que, no evento Sabores e Cultura Uruguaia, apresentaram um pouco da cultura, história e gastronomia do Uruguai.

O evento contou com a presenças dos alunos do Projeto Lapassion Uberaba, alunos do IFTM e servidores da reitoria, os quais puderam aprender um pouco sobre o território Uruguaio, a fauna, el granado, o clima, um pouco da história; sabores típicos, a exemplo: asado, mate, torta frita, dulce de leche, empanada, milanesa al pan, chivito, garrapiñada; na parte cultural: O gaúcho e os cavaleiros, música e cultura; turismo, futebol.

Durante apresentação, os estudantes uruguaios explicaram que a comida típica, o asado, é uma mistura de carnes, vísceras e embutidos, cozido na brasa, apoiados numa grelha. O sabor é muito diferente do churrasco rio-grandense e do assado argentino. A torta frita é o lanche preferido pelos uruguaios nos dias de festa campeira ou de chuva, por ser uma espécie de biscoito circular, de uns 15 cm de diâmetro, feito principalmente de farinha, água e sal e cozido na banha bovina. A música popular é chamada de folclore e está diretamente relacionada ao campo, à maior parte do território uruguaio e ao seu povo. Muitas destas canções foram meios de protestar contra a ditadura militar.

Para a Coordenadora do Centro de idiomas e Relações Internacionais, Juliana Alves, "foi um momento de integração entre brasileiros e uruguaios que fortaleceu as relações entre ambos países e instituições", disse a coordenadora.