Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFTM participou de Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional
Início do conteúdo da página
Notícias

Reitor do IFTM participou de Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional

Evento oferece oportunidade única para encontrar parceiros

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/04/2019 às 15:59
  • Última modificação 30/04/2019 às 09:43
Reitor Roberto Gil durante apresentação no evento
Reitor Roberto Gil durante apresentação no evento
Crédito: FAUBAI

No período de 13 a 17 de abril, ocorreu, na cidade de Belém (PA), a reunião anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Em 2019, a temática da conferência foi Envolvimento da comunidade global, concentrando-se no envolvimento da comunidade, questões, tendências e perspectivas para o futuro. Além do escopo global de ações, entrou em cena o contexto particular da região amazônica.

O reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, participou da conferência com a apresentação de dois trabalhos. O primeiro foi “Colômbia e Brasil: sinergias para fortalecer a educação superior”. O segundo foi “Caminos: enhancing and promoting Latin America Mobility”, tratando do projeto IFTM Itinerante Internacional, que foi realizado na Colômbia em 2018 com oito alunos e dois professores do IFTM, referente ao tema da conferência. Os trabalhos foram realizados em parceria com o diretor de Relações Internacionais da Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN) e ex-diretor de Relações Internacionais da Universidad de Ibagué (Unibagué), Hector Hernandéz, a representante da Universidad Antonio Nariño, Sandra Guarin, e a coordenadora geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Juliana Alves.

Roberto Gil também se reuniu com reitores de instituições de ensino brasileiras e estrangeiras para reflexão e proposições com o tema do evento. Foram discutidos assuntos como ingresso, permanência, inclusão e êxito, sendo o ponto norteador a internacionalização das intenções entre as instituições. Na plenária de encerramento, o reitor do IFTM fez o discurso de boas-vindas à FAUBAI 2020, que será em Uberlândia (MG). Integrados, UFU, IFTM e UFTM serão os anfitriões da conferência.

 

Sobre a FAUBAI

A FAUBAI, criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais –, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das Instituições de Ensino Superior brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.

As atividades realizadas são intercâmbio de informações e experiências; promoção de congressos, conferências, seminários, cursos e encontros; assessoria a universidades, órgãos públicos e outras entidades; participação ativa junto a órgãos públicos e organismos de promoção de cooperação internacional; intercâmbio com universidades, organizações, agências e entidades do exterior; e gestão de bancos de dados sobre cooperação internacional.

A conferência oferece uma oportunidade única para encontrar parceiros e alguns dos mais importantes intervenientes e especialistas na área, bem como melhorar o conhecimento das políticas e programas.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página