Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto LAPASSION encerra atividades da Edição Uberaba

Projeto LAPASSION encerra atividades da Edição Uberaba

24 alunos brasileiros e estrangeiros participaram da etapa, que durou 10 semanas e foi realizada no IFTM Campus Uberaba

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 17/05/2019 às 10:00
  • Última modificação 17/05/2019 às 16:43
Participantes do Projeto La Passion Edição Uberaba
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos (DCSE) do IFTM

No dia 22 de maio, às 9h, ocorre cerimônia de encerramento do projeto LAPASSION (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) Edição Uberaba na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) com apresentação das soluções inovadoras/protótipos desenvolvidos pelos estudantes envolvidos no projeto.

Durante 10 semanas, 24 alunos, entre eles brasileiros e estrangeiros, das instituições IFTM, Instituto Federal de Goiás (IFG), Instituto Politénico do Porto (IPP/Portugal), Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC/Uruguai) e Universidad de Salamanca (USAL/Espanha) participaram do intercâmbio multidisciplinar, no qual desenvolveram diversas atividades nas áreas de empreendedorismo e administração, tecnologia, saúde, educação, artes e design.

A edição contou ainda com a parceria de 4 empresas do ramo alimentício: Doces Joaninha, de Araxá/MG; Laticínios Taquari, de Santa Juliana/MG; Bem Brasil, de Araxá/MG; e BR Foods, de Jundiaí/SP.

A coordenadora do projeto no IFTM, Juliana Vilela Alves, declara que o objetivo do LAPASSION “é que os alunos fortaleçam as habilidades em Soft Skills para desenvolvimento de projetos para o mundo real, com a necessidade de cooperar com outros estudantes de diferentes áreas e países, para criar o ambiente perfeito para lidar com a aprendizagem de habilidades sociais, para responder às necessidades das empresas e outras organizações, e para poder inovar e atender às demandas da sociedade. Assim sendo, tem sido um ganho enorme para a comunidade envolvida (discentes, docentes e empresas) poder trabalhar em um projeto dessa magnitude e com esse formato no IFTM”.

A cerimônia de encerramento do LAPASSION será transmitida ao vivo pelo canal do IFTM no Youtube.

Sobre o LAPASSION

O LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for na Innovation Oriented  Network) é um projeto do Programa Erasmus+ com financiamento aprovado na União Europeia e da Iniciativa de Reforço de Capacidades para Instituições de Ensino Superior geridas através da Agência Executiva Educativa, Audiovisual e Cultural (EACEA). Envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile.

O consórcio LAPASSION tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas Instituições de Ensino Superior (IES), ajudando os alunos a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização.

É lançado desafios para grupos multidisciplinares de estudantes para a criação e o desenvolvimento de soluções inovadoras ou protótipos para que se tem um impacto no emprego, criatividade, produtividade, inovação e pensamento global das organizações e indivíduos envolvidos no processo.

Em 2018, o LAPASSION foi realizado em Santiago, no Chile. Já a proposta de 2019 foi apresentada durante reunião dos reitores dos Institutos Federais, na qual acordaram que seus alunos participariam do LAPASSION em Uberaba, no período de março a maio, juntamente com alunos internacionais e de Institutos Federais das regiões Sudeste e Centro-Oeste, com o tema Alimentação para o Futuro.

Em 2020, o projeto será realizado no IFG, em Goiânia.