Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro marca presença em evento de inovação e iniciação científica do IFTM
Início do conteúdo da página
Notícias

Campus Uberlândia Centro marca presença em evento de inovação e iniciação científica do IFTM

Seminário reúne estudantes dos diversos campi do Instituto para apresentação de projetos de Iniciação Científica

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 07/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 07/06/2019 às 07:59
Campus Uberlândia Centro foi representado por estudantes de cursos diversos do Campus, com 35 trabalhos
Campus Uberlândia Centro foi representado por estudantes de cursos diversos do Campus, com 35 trabalhos
Crédito: Divulgação

Termina nesta sexta-feira (07/06), o IX Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento, que teve início na quinta-feira (06), acontece no campus Patrocínio do IFTM e reúne os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nos demais campi da Instituição, buscando promover o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Nesta edição do SIN, o campus Uberlândia Centro é representado por 35 trabalhos de pesquisa que estão inscritos nas modalidades Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (Pivic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Bolsas de Iniciação Científica (BIC JR). Os trabalhos apresentam temas que vão desde a música sertaneja à automação de recursos hidroelétricos.

Nair Soares da Silva Souza, assistente de alunos há cinco anos no campus Uberlândia Centro, pondera que a cada ano o evento tem crescido, melhorado estrutura e contato com maior participação dos discentes do campus. Para ela, que tem visto nesses últimos anos de trabalho no IF a dedicação dos professores e alunos nos projetos de iniciação científica, o tripé ensino, pesquisa, extensão é um conjunto do qual não se pode abrir mão. “É o caminho para crescer, como instituição e como sociedade. Devemos avaliar os erros e contribuir para o evolução sempre”, afirma.

Thayse Machado Guimarães, coordenadora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação e Coordenadora do SIN na unidade de Patrocínio, ressalta a importância do evento e o impacto que o evento trás para os discentes. “Sediar o SIN possibilita trazer o nosso aluno pra realidade, a tangibilizar algo que eles poderiam não conhecer, pois veem que é real, que as pesquisas acontecem e é um universo muito vasto. Existem tantos trabalhos diferentes e que podem trazer impacto para a vida de cada um”, finaliza.

A programação do SIN inclui desde palestras sobre a área de pesquisa, até a apresentação dos trabalhos de estudantes e professores por meio de pôsteres. Nesta sexta (07), o evento conta com palestra do professor Eduardo Cassiano da Silva sobre a história da iniciação científica e posteriormente apresentação dos pôsteres dos projetos inscritos.

(Matéria escrita pelo estudante Paulo Henrique Nunes da Silva, do curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro, sob a coordenação e revisão do jornalista Guilherme Brasil, do Campus Uberlândia Centro. Parte do projeto de extensão Udicentro em Dia)



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página