Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro marca presença em evento de inovação e iniciação científica do IFTM

Seminário reúne estudantes dos diversos campi do Instituto para apresentação de projetos de Iniciação Científica

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 07/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 07/06/2019 às 07:59
Campus Uberlândia Centro foi representado por estudantes de cursos diversos do Campus, com 35 trabalhos
Crédito: Divulgação

Termina nesta sexta-feira (07/06), o IX Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O evento, que teve início na quinta-feira (06), acontece no campus Patrocínio do IFTM e reúne os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos nos demais campi da Instituição, buscando promover o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Nesta edição do SIN, o campus Uberlândia Centro é representado por 35 trabalhos de pesquisa que estão inscritos nas modalidades Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (Pivic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Bolsas de Iniciação Científica (BIC JR). Os trabalhos apresentam temas que vão desde a música sertaneja à automação de recursos hidroelétricos.

Nair Soares da Silva Souza, assistente de alunos há cinco anos no campus Uberlândia Centro, pondera que a cada ano o evento tem crescido, melhorado estrutura e contato com maior participação dos discentes do campus. Para ela, que tem visto nesses últimos anos de trabalho no IF a dedicação dos professores e alunos nos projetos de iniciação científica, o tripé ensino, pesquisa, extensão é um conjunto do qual não se pode abrir mão. “É o caminho para crescer, como instituição e como sociedade. Devemos avaliar os erros e contribuir para o evolução sempre”, afirma.

Thayse Machado Guimarães, coordenadora de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação e Coordenadora do SIN na unidade de Patrocínio, ressalta a importância do evento e o impacto que o evento trás para os discentes. “Sediar o SIN possibilita trazer o nosso aluno pra realidade, a tangibilizar algo que eles poderiam não conhecer, pois veem que é real, que as pesquisas acontecem e é um universo muito vasto. Existem tantos trabalhos diferentes e que podem trazer impacto para a vida de cada um”, finaliza.

A programação do SIN inclui desde palestras sobre a área de pesquisa, até a apresentação dos trabalhos de estudantes e professores por meio de pôsteres. Nesta sexta (07), o evento conta com palestra do professor Eduardo Cassiano da Silva sobre a história da iniciação científica e posteriormente apresentação dos pôsteres dos projetos inscritos.

(Matéria escrita pelo estudante Paulo Henrique Nunes da Silva, do curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro, sob a coordenação e revisão do jornalista Guilherme Brasil, do Campus Uberlândia Centro. Parte do projeto de extensão Udicentro em Dia)