Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > IFTM Campus Ituiutaba participa da primeira edição do “Artificial Intelligence Summer Research Internship”

Parceria entre o campus e o IIT Kharagpur resulta na promoção de curso de extensão sobre Inteligência Artificial

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 07/06/2019 às 10:30
  • Última modificação 07/06/2019 às 10:52
Inteligência Artificial
Crédito: https://onlinedsa.merrimack.edu/how-data-science-and-analytics-changing-sports/

O IFTM Campus Ituiutaba e o IIT Kharagpur promovem a primeira edição do “Artificial Intelligence Summer Research Internship”. O objetivo central da parceria é um curso de extensão desenvolvido na modalidade à distância. O curso abordará a utilização de técnicas de Inteligência Artificial na manipulação de dados esportivos.

O interesse surgiu  através da publicação do artigo “Exploring polynomial classifier to predict match results in football championships” publicado na revista “Experts Systems With Applications”, originado da tese de doutorado do professor Rodrigo Grassi. O professor Rodrigo Grassi afirma que: “Através do artigo publicado houve o contato do pessoal do IIT Kharagpur para a realização do intercâmbio. Na Índia, a grade curricular dos cursos contempla atividades desse tipo. Por entender que iniciativas desse tipo são de grande valia para ambas instituições topamos o desafio.”

O curso será dividido em três grandes módulos: a  utilização de dados de scout na predição de jogos esportivos, linha de pesquisa do professor Rodrigo Grassi ;. a utilização do classificador polinomial, que é um algoritmo específico de inteligência artificial linha de pesquisa do professor Alessandro e aplicação de algoritmos de inteligência artificial na linguagem python linha de pesquisa do professor André Luiz.  Os 3 irão conduzir os trabalhos do curso a distância que será realizado na plataforma Canvas.

Um total de 8 alunos do IIT Kharagpur irão participar do curso. Esses alunos foram selecionados através de processo interno da Universidade indiana.  Se juntarão a eles os alunos de graduação do IFTM Campus Ituiutaba que são orientados de pesquisa dos 3 professores envolvidos que atuem  nessas respectivas linhas de pesquisa.