Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos do Curso de Engenharia Agronômica participaram de visita técnica ao norte de Minas Gerais

Visita aconteceu de 01 a 05 de junho de 2019, aos Projetos Jaíba e Gorutuba.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 08/06/2019 às 12:00
  • Última modificação 07/06/2019 às 14:11
 Turma de alunos e professores na represa Bico da Pedra em Janaúba, MG. Local onde se capta água para alimentar o perímetro irrigado do Projeto Gorutuba
Crédito: Heliomar Baleeiro de Melo Júnior

Na semana de 01 a 05 de junho de 2019 os estudantes do Curso de Engenharia Agronômica matriculados na disciplina de Sociologia e Extensão Rural realizaram uma excursão técnica ao norte de Minas Gerais, nos perímetros irrigados dos projetos Jaíba e Gorutuba, nos municípios de Jaíba e Janaúba respectivamente.

No dia 01 de junho visitou-se o perímetro irrigado do projeto Gorutuba no município de Janaúba. Visitou-se a barragem Bico da Pedra e a estrutura de captação de água para alimentar o perímetro irrigado do Gorutuba. Nesta mesma oportunidade foi visitada uma propriedade rural da agricultura familiar.

No período de 02 a 05 de junho a equipe de alunos e professores visitaram o perímetro irrigado do Projeto Jaíba, no distrito de Mocambinho, município de Jaíba, MG. Nesta oportunidade visitou-se propriedades da agricultura familiar, agricultores de média e alta tecnologia (os empresários rurais). Visitou-se ainda a unidade experimental da Epamig e o Distrito dos Irrigantes do Jaíba (DIJ), onde conheceu-se a estação de bombeamento principal que capta água do rio São Francisco para alimentar os canais de irrigação de todo o perímetro irrigado.

Todas as visitas no norte de Minas Gerais foram organizadas e acompanhadas por Engenheiros Agrônomos e extensionistas da Emater-MG.

Os professores responsáveis pela organização, acompanhamento e condução da excursão técnica ao norte de Minas Gerais e Alto Paranaíba foram: Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e Júlio César Neves dos Santos.

Visitar o norte de Minas Gerais nos Projetos Jaíba e Gotutuba é vivenciar na prática a extensão rural. É oportunizar aos discentes a vivência de campo e o aprimoramento das relações pessoais e profissionais.