Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos do Curso de Engenharia Agronômica participaram de visita técnica ao norte de Minas Gerais
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos do Curso de Engenharia Agronômica participaram de visita técnica ao norte de Minas Gerais

Visita aconteceu de 01 a 05 de junho de 2019, aos Projetos Jaíba e Gorutuba.

  • Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 08/06/2019 às 12:00
  • Última modificação 07/06/2019 às 14:11
 Turma de alunos e professores na represa Bico da Pedra em Janaúba, MG. Local onde se capta água para alimentar o perímetro irrigado do Projeto Gorutuba
Turma de alunos e professores na represa Bico da Pedra em Janaúba, MG. Local onde se capta água para alimentar o perímetro irrigado do Projeto Gorutuba
Crédito: Heliomar Baleeiro de Melo Júnior

Na semana de 01 a 05 de junho de 2019 os estudantes do Curso de Engenharia Agronômica matriculados na disciplina de Sociologia e Extensão Rural realizaram uma excursão técnica ao norte de Minas Gerais, nos perímetros irrigados dos projetos Jaíba e Gorutuba, nos municípios de Jaíba e Janaúba respectivamente. 

No dia 01 de junho visitou-se o perímetro irrigado do projeto Gorutuba no município de Janaúba. Visitou-se a barragem Bico da Pedra e a estrutura de captação de água para alimentar o perímetro irrigado do Gorutuba. Nesta mesma oportunidade foi visitada uma propriedade rural da agricultura familiar.

No período de 02 a 05 de junho a equipe de alunos e professores visitaram o perímetro irrigado do Projeto Jaíba, no distrito de Mocambinho, município de Jaíba, MG. Nesta oportunidade visitou-se propriedades da agricultura familiar, agricultores de média e alta tecnologia (os empresários rurais). Visitou-se ainda a unidade experimental da Epamig e o Distrito dos Irrigantes do Jaíba (DIJ), onde conheceu-se a estação de bombeamento principal que capta água do rio São Francisco para alimentar os canais de irrigação de todo o perímetro irrigado.

Todas as visitas no norte de Minas Gerais foram organizadas e acompanhadas por Engenheiros Agrônomos e extensionistas da Emater-MG.

Os professores responsáveis pela organização, acompanhamento e condução da excursão técnica ao norte de Minas Gerais e Alto Paranaíba foram: Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e Júlio César Neves dos Santos.

Visitar o norte de Minas Gerais nos Projetos Jaíba e Gotutuba é vivenciar na prática a extensão rural. É oportunizar aos discentes a vivência de campo e o aprimoramento das relações pessoais e profissionais. 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página