Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Projeto de Robótica do Campus Udicentro busca parceiros na iniciativa privada

Projeto de Robótica do Campus Udicentro busca parceiros na iniciativa privada

Chamada Pública para selecionar parceiros interessados em apoiar o projeto está com inscrições abertas até 10 de julho

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 11/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 11/06/2019 às 13:02
Inscrições podem ser feitas até o dia 01 de julho
Crédito: Arte: Guilherme Brasil/ IFTM Udicentro

A robótica tem sido cada vez mais presente nas instituições do Brasil e do mundo e no Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), a temática tem ganhado cada vez mais adeptos. O Campus conta com o Clube de Robótica Criar, que recebe tanto alunos da unidade, quanto da participantes da comunidade externa, e já teve bons resultados em competições de robótica. O Clube agora está em busca de parceiros para manter e ampliar suas atividades. Para tanto, está publicada a Chamada Pública 01/2019, que visa conseguir apoio para a manutenção do Projeto no Campus.

As inscrições para a Chamada Pública estão abertas até o dia 01 de julho. Os interessados podem optar por diversas formas de apoio, como cessão de recursos materiais, como componentes de robótica e equipamentos para execução de oficinas; pagamento de inscrições, viagens e hospedagens para eventos; prestação de serviços para manutenção do projeto, entre outras. Como contrapartida, os apoiadores poderão inserir a logomarca de suas empresas no material de divulgação do Clube de Robótica.

Para se inscrever, os interessados devem seguir as orientações descritas na Chamada Pública. O anexo I do documento é o formulário de inscrição, no qual o participante define a forma de apoio que deseja oferecer, e o anexo II é o termo de compromisso. As propostas devem ser apresentadas em conformidade com o descrito na Chamada Pública e enviadas para o e-mail da Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro: cclicenciatura.udicentro@iftm.edu.br.

A divulgação dos resultados da chamada está prevista para o dia 09 de julho e a execução do projeto será feita entre os dias 10 de julho e 15 de dezembro deste ano.

Sobre o Clube de Robótica Criar

Desenvolvido por professores e alunos do curso de Licenciatura em Computação, com a participação de outros servidores do Campus, o Clube estuda e pesquisa diversas áreas da automação e controle baseadas na plataforma livre “Arduino”. Com encontros aos sábados, o Clube oferece oficinas de robótica para estudantes do Campus e participantes da comunidade externa, além de promover debates, palestras e minicursos.

Além dos encontros, os integrantes do Clube têm marcado presença em competições de robóticas de âmbito nacional, conquistando inclusive premiações. Entre as competições dos quais o grupo participa estão A Olimpíada Brasileira de Robótica, o Torneio Brasil de Robótica e o  Torneio Juvenil de Robótica.

Confira abaixo a Chamada Pública 01/2019