Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Palestra do Encontro de Praticas Docentes aborda importância do formando em curso de Licenciatura em Computação
Início do conteúdo da página
Notícias

Palestra do Encontro de Praticas Docentes aborda importância do formando em curso de Licenciatura em Computação

Empresário convidado ressaltou papel do profissional em sua atuação na Educação Básica e em empresas

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 12/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 12/06/2019 às 11:48
Palestrante Miguel da Rocha Correia Lima falando aos estudantes na abertura do VII EPD
Palestrante Miguel da Rocha Correia Lima falando aos estudantes na abertura do VII EPD
Crédito: Guilherme Brasil/ IFTM Udicentro

Um dos destaques do VII Encontro de Práticas Docentes (EPD), evento que termina nesta quarta-feira (12/06), no Campus Uberlândia Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), foi a discussão sobre o papel do profissional que se forma no curso de Licenciatura em Computação. O palestrante Miguel da Rocha Correia Lima, diretor do grupo Landix, empresa de Tecnologia da Informação (TI) de Uberlândia, falou aos estudantes no primeiro dia de evento e destacou a importância do aluno egresso do curso no mercado de trabalho. “Esse profissional é muito importante devido à escassez de profissionais na área de ensino de informática e computação em cursos no ensino fundamental e médio, além da alta demanda de treinamentos internos em empresas e criações de manuais operacionais”, afirmou, durante a palestra de abertura do EPD, na última segunda-feira (10).

A palestra teve como intuito apresentar os desafios e competências do profissional de T.I no mercado de trabalho. O executivo compartilhou com os alunos dicas e conselhos baseados em sua experiência de mais de 30 anos no ramo. Algo que foi muito citado, que talvez seja a maior dificuldade do aluno, é conseguir conciliar conhecimento em informática com o saber lidar com pessoas. “O aluno que tiver essas habilidades e nunca deixar de aprender terá sucesso na sua trajetória”, comentou.

O Encontro de Práticas Pedagógicas está em sua sétima edição e, este ano, traz o tema “Sociedade em Rede: Novas Demandas de Formação”. A abertura aconteceu na última segunda-feira, juntamente com a II Semana de Tecnologia da Informação (STI), evento promovido pelos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Redes de Computadores do IFTM, que visa proporcionar o intercâmbio de conhecimento tecnológico entre profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área.

Para o presidente da Comissão Organizadora do VII EPD, professor André Souza Lemos, o Encontro traz aos participantes a oportunidade de “pensar sobre as questões da sociedade em rede, tema que está diretamente ligado à formação dos profissionais de tecnologia”, avalia. O coordenador comenta ainda que o sucesso do EPD se deve a consolidação que foi realizada ao longo dos anos, e que nesta sétima edição há mais envolvimento dos estudantes e dos profissionais da área.

Sucesso esse que também é esperado por Ricardo Soares Boaventura, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do campus Uberlândia Centro e membro da comissão organizadora do STI e que, em edições anteriores, atuou na organização do EPD. Ricardo aponta que “o momento é propício para discutir sobre temas da atualidade que envolvem tecnologia e que devem ser utilizados para estreitar os laços entre a Instituição e as empresas”.

O VII EPD, assim como o II STI, termina nesta quarta-feira (12/06) no campus Uberlândia Centro. Além de palestras e mesas-redondas, os eventos contam com apresentação de trabalhos e dois encontros de egressos de cursos ofertados no Campus.

Abertura com arte

A abertura do EPD e da STI aconteceu na última segunda-feira (10) e contou com várias apresentações artísticas. O grupo Criticart: Grupo de Dança e Performance, coordenado pela professora Lara Kuhn e integrado por estudantes do Ensino Médio/Técnico declamou uma poesia aos presentes. Em seguida, o público do auditório do Campus acompanhou cinco performances teatrais dirigidas pela professora de artes do campus Roseli Gonçalves da Silva e estreladas por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Nas performances foram abordados temas como: ensino, mercado de trabalho, rotina de vida e preconceitos da sociedade, identificando que o professor é ferramenta essencial para resolução de tais demandas.

 

(Matéria produzida pelos estudante Laiana Angelina Ribeiro e Paulo Henrique Nunes da Silva, do curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro, sob a coordenação e revisão do jornalista Guilherme Brasil, do Campus Uberlândia Centro. Parte do projeto de extensão Udicentro em Dia)

 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página