Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Palestra do Encontro de Praticas Docentes aborda importância do formando em curso de Licenciatura em Computação

Empresário convidado ressaltou papel do profissional em sua atuação na Educação Básica e em empresas

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 12/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 12/06/2019 às 11:48
Palestrante Miguel da Rocha Correia Lima falando aos estudantes na abertura do VII EPD
Crédito: Guilherme Brasil/ IFTM Udicentro

Um dos destaques do VII Encontro de Práticas Docentes (EPD), evento que termina nesta quarta-feira (12/06), no Campus Uberlândia Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), foi a discussão sobre o papel do profissional que se forma no curso de Licenciatura em Computação. O palestrante Miguel da Rocha Correia Lima, diretor do grupo Landix, empresa de Tecnologia da Informação (TI) de Uberlândia, falou aos estudantes no primeiro dia de evento e destacou a importância do aluno egresso do curso no mercado de trabalho. “Esse profissional é muito importante devido à escassez de profissionais na área de ensino de informática e computação em cursos no ensino fundamental e médio, além da alta demanda de treinamentos internos em empresas e criações de manuais operacionais”, afirmou, durante a palestra de abertura do EPD, na última segunda-feira (10).

A palestra teve como intuito apresentar os desafios e competências do profissional de T.I no mercado de trabalho. O executivo compartilhou com os alunos dicas e conselhos baseados em sua experiência de mais de 30 anos no ramo. Algo que foi muito citado, que talvez seja a maior dificuldade do aluno, é conseguir conciliar conhecimento em informática com o saber lidar com pessoas. “O aluno que tiver essas habilidades e nunca deixar de aprender terá sucesso na sua trajetória”, comentou.

O Encontro de Práticas Pedagógicas está em sua sétima edição e, este ano, traz o tema “Sociedade em Rede: Novas Demandas de Formação”. A abertura aconteceu na última segunda-feira, juntamente com a II Semana de Tecnologia da Informação (STI), evento promovido pelos cursos de Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Redes de Computadores do IFTM, que visa proporcionar o intercâmbio de conhecimento tecnológico entre profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área.

Para o presidente da Comissão Organizadora do VII EPD, professor André Souza Lemos, o Encontro traz aos participantes a oportunidade de “pensar sobre as questões da sociedade em rede, tema que está diretamente ligado à formação dos profissionais de tecnologia”, avalia. O coordenador comenta ainda que o sucesso do EPD se deve a consolidação que foi realizada ao longo dos anos, e que nesta sétima edição há mais envolvimento dos estudantes e dos profissionais da área.

Sucesso esse que também é esperado por Ricardo Soares Boaventura, Coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do campus Uberlândia Centro e membro da comissão organizadora do STI e que, em edições anteriores, atuou na organização do EPD. Ricardo aponta que “o momento é propício para discutir sobre temas da atualidade que envolvem tecnologia e que devem ser utilizados para estreitar os laços entre a Instituição e as empresas”.

O VII EPD, assim como o II STI, termina nesta quarta-feira (12/06) no campus Uberlândia Centro. Além de palestras e mesas-redondas, os eventos contam com apresentação de trabalhos e dois encontros de egressos de cursos ofertados no Campus.

Abertura com arte

A abertura do EPD e da STI aconteceu na última segunda-feira (10) e contou com várias apresentações artísticas. O grupo Criticart: Grupo de Dança e Performance, coordenado pela professora Lara Kuhn e integrado por estudantes do Ensino Médio/Técnico declamou uma poesia aos presentes. Em seguida, o público do auditório do Campus acompanhou cinco performances teatrais dirigidas pela professora de artes do campus Roseli Gonçalves da Silva e estreladas por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Nas performances foram abordados temas como: ensino, mercado de trabalho, rotina de vida e preconceitos da sociedade, identificando que o professor é ferramenta essencial para resolução de tais demandas.

(Matéria produzida pelos estudante Laiana Angelina Ribeiro e Paulo Henrique Nunes da Silva, do curso de Licenciatura em Computação do Campus Uberlândia Centro, sob a coordenação e revisão do jornalista Guilherme Brasil, do Campus Uberlândia Centro. Parte do projeto de extensão Udicentro em Dia)