Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Ted Talk ao estilo Udicentro incentiva estudantes a compartilharem experiências da graduação

Estudantes do 1º período de Marketing vão adaptar a linguagem em evento no dia 26 de junho

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 24/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 24/06/2019 às 12:48
Ted Talk do Campus Udicentro envolve estudantes do curso de Marketing
Crédito: Arte por Tayná Agapito / Estudante do curso de Marketing

Ted Talk é um formato de conferência que ficou famoso mundialmente com a proposta de disseminar ideias a partir de apresentações de curta duração. O popular formato vem sendo trabalhado, nos últimos três anos, no Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) como estratégia para compartilhar experiências de estudantes de graduação. No próximo dia 26, o auditório do Campus recebe a 3º edição do Ted Talk, na qual os estudantes do curso de Marketing vão subir ao palco com o desafio de contar aos colegas e participantes o que aprenderam na graduação desde que entraram no Instituto.

O evento acontece entre 7h40 e 11 horas e os interessados em conhecer as experiências dos estudantes podem se inscrever no link http://bit.ly/tedtalk2019. A participação é gratuita e o evento é aberto tanto para a comunidade interna do Campus, quanto para interessados da comunidade externa. O Ted Talk é um evento de extensão do Campus e oferece certificado aos participantes.

Dinâmica de apresentação

Cada participante fala sozinho, com um tempo limite de cinco minutos e tem a oportunidade de trazer para a apresentação aspectos pessoais e formas criativas de transmitir o conteúdo. Nas duas primeiras edições, estudantes recorreram a metáforas para falar sobre suas experiências ou contaram sobre aspectos da vida familiar que influenciaram seu ingresso na graduação. Em 2018, por exemplo, um dos alunos que falou no Ted Talk contou como o ingresso no curso de Marketing foi um momento especial, uma vez que ele vivia conflitos familiares em função de sua sexualidade.

As temáticas a serem abordadas serão conhecidas somente no momento do evento. Segundo a professora Gyzely Lima, organizadora do Ted Talk, trata-se de um momento especial na trajetória acadêmica dos alunos.

"É uma oportunidade para que eles demonstrem o que aprenderam, o que o curso significa para eles. No Ted Talk eles trazem toda subjetividade em relação ao curso e o conteúdo abordado de forma ressignificada. A comunicação no curso de Marketing é essencial e esse é um momento muito importante para que eles desenvolvam essa habilidade de interagir com o público", afirma.

Além do evento, o Ted Talk ajuda a demonstrar outras habilidades desenvolvidas em sala de aula. Segundo Gyzely, uma das preocupações em relação aos alunos de Marketing é trabalhar o gênero textual “Memorial”, a partir do qual eles registram as atividades que desenvolvem ao longo do curso. Esse gênero é importante para a vida acadêmica, pois serve de base para processos de seleção em vários cursos. Os cursos de pós-graduação ofertados no Campus Uberlândia Centro, por exemplo, selecionam os participantes por meio de memorial escrito.