Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Ranking das escolas no Enem 2018 mostra o Campus Uberlândia Centro do IFTM como melhor escola pública de Uberlândia

Ranking organizado pela Folha de S. Paulo mostra que o Campus está entre as 25 melhores escolas públicas de MG

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 25/06/2019 às 00:00
  • Última modificação 25/06/2019 às 10:48
Ranking foi organizado pelo jornal Folha de S. Paulo a partir de dados do Enem
Crédito: Arte - Guilherme Brasil/IFTM Udicentro

O jornal Folha de S. Paulo publicou, neste mês, um ranking das melhores escolas brasileiras a partir de dados das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Os dados são públicos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, e mostram que o Campus Uberlândia Centro (Udicentro), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), é a escola pública da cidade de Uberlândia com a melhor nota no Enem.

De acordo com os dados, que contam com mais  de 11 mil instituições de ensino no país, entre públicas e privadas, o Campus Udicentro é a 22ª melhor escola pública de Minas Gerais e a melhor instituição de ensino pública de Uberlândia. Além disso, o Campus está na sétima posição entre as melhores escolas de Uberlândia, considerando também as particulares. O ranking pode ser acessado por meio do link https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml.

Para o diretor geral do Campus Udicentro, Gustavo Prado, os resultados mostram os frutos de um ensino bem planejado e executado. “Esse resultado tem a ver com o processo de ensino promovido no Campus, que oferece ensino integrado, trabalha currículo e competências, investe em pesquisa e extensão. O processo educacional é bem complexo e acaba favorecendo um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio”, avalia. “Esse resultado prova ainda que apesar de o viés do Campus ser voltado para a capacitação técnica, o conteúdo trabalhado no Ensino Médio é congruente com a realidade do nosso país. A avaliação do Ensino Médio é pautada no Exame Nacional e mesmo sem nos prepararmos específica e exclusivamente para isso nós conseguimos nos ranquear de forma bastante satisfatória”, conclui.

O ranking calcula a média das notas obtidas pelos alunos de cada escola em cada uma das três áreas do conhecimento do Enem. No Campus Uberlândia Centro, a melhor média foi em Redação, com 707,41 pontos e, nas provas objetivas, a melhor média foi em Matemática, com 657,93 pontos. A posição do Campus no Brasil, frente às mais de 11 mil escolas é 1174 no ranking das provas objetivas e 1632 na Redação. Considerando o ranking de Minas Gerais, o Campus Udicentro fica em 243º nas provas objetivas e 351º na Redação.

A primeira posição no ranking entre as escolas públicas de Uberlândia foi alcançada pelo segundo ano consecutivo no Campus Uberlândia Centro. Em 2017, o Campus formou sua primeira turma de Ensino Médio/Técnico e logo no primeiro ano encabeçou a lista. O ranking referente aos dados de 2017 pode ser acessado por meio do link https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2018/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2017.shtml.

Sobre o ranking

O ranking foi organizado pela Folha de S. Paulo com base nos dados do Enem 2018, um banco de dados público disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) que mostra as notas obtidas pelas escolas brasileiras no Exame. A lista conta com mais de 11 mil escolas e considerou, para efeitos de classificação, apenas aquelas nas quais pelo menos 50% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram o Enem. Dessa forma, nem todas as escolas brasileiras participam da lista, mas há escolas das redes públicas (municipal, estadual e federal) e privadas, de todos os portes.

Para se montar o ranking, foi calculada a média das notas obtidas nas quatro áreas objetivas do Enem: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Embora a nota de Redação também conste no levantamento, ela não foi considerada para a média que permitiu a organização do ranking.