Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Aluno da pós-graduação se destaca em competição de inovação promovida pela Ambev

Evento reuniu mais de 500 pessoas, que tinham a tarefa de apresentar uma solução para um desafio

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 15/08/2019 às 00:00
  • Última modificação 14/08/2019 às 16:08
Grupo integrado por David, aluno do IFTM Udicentro, venceu o desafio do evento
Crédito: Divulgação

Buscar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia é algo que instiga qualquer profissional. E quando essa tarefa se torna uma competição? No fim de junho, aconteceu a competição Ambev Innovation Game, promovida pela cervejaria Ambev e um dos destaques foi um aluno do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Estudante do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios, do Campus Uberlândia Centro (Udicentro), David Soares integrou o grupo vencedor do Desafio, que contou com 41 grupos e cerca de 540 inscritos.

O desafio proposto foi: "Como a Ambev pode ser referência em inovação no ecossistema brasileiro de startups, empreendedores e universidades?". A equipe integrada desenvolveu uma resposta em cinco dias, sempre trabalhando remotamente, uma vez que os integrantes eram de partes diferentes do país. Para formatar uma proposta, eles fizeram diagnóstico da área e utilizaram entrevistas para coletar informações. Em seguida, o grupo apresentou a ideia de uma plataforma digital para conectar a empresa Ambev aos agentes de transformação locais e nacionais, por meio de desafios, meetups, hackathons, businnesathons, treinamentos, estudos de caso, acesso a mentores, entre outros. Na terceira etapa, foi desenvolvido o protótipo da plataforma e, por fim, eles detalharam o roadmap e o investimento necessário para concretizar a ideia.

“Nosso diferencial foi o foco no nosso público-alvo, em outras palavras, nossa capacidade de compreender suas necessidades, desejos e dores. Além disso, o design do nosso pitch colaborou de maneira ímpar para que todos os jurados pudessem visualizar o objetivo da proposta, assim como os resultados-chave que seriam alcançados”, afirma David, que ainda ressaltou a importância da pós-graduação em Gestão de Negócios para o seu desenvolvimento profissional e atuação no desafio.

“A especialização contribuiu para que vencêssemos essa competição na medida em que me forneceu, até aqui, uma revisão de conceitos e práticas essenciais a uma boa gestão. Para além, o curso me proporcionou vivências com novas metodologias e práticas, como, por exemplo, marketing digital e gestão ágil de projetos”, avalia.

A equipe de David no Desafio era formada também por Mariany Arguelho (Campo Grande/MS; Psicóloga), Ana Paula Silva (São Paulo/SP; Engenheira Química) e Pedro Biagi (Ponta Grossa/PR; Engenheiro Químico). Outras informações sobre o Desafio podem ser obtidas pelo instagram do evento em @ambevinnovationgame.