Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Presidente do Conif destaca a importância da Reditec para fortalecimento da Rede Federal
Início do conteúdo da página
Notícias

Presidente do Conif destaca a importância da Reditec para fortalecimento da Rede Federal

Evento, que teve sua abertura realizada no dia 9 de setembro, ocorre esse ano em Florianópolis

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 10/09/2019 às 13:00
  • Última modificação 10/09/2019 às 13:38
Abertura da 43ª Reditec
Abertura da 43ª Reditec
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

“A Reditec não pode deixar de existir, pois é o momento para discutirmos os desafios e soluções da Rede Federal”, afirmou o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, na cerimônia de abertura da 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Jerônimo destacou ainda que o evento, realizado há mais de quatro décadas, possibilita a discussão de variados assuntos por gestores dos mais diferentes campi e que o Conif vai continuar trabalhando para que a reunião aconteça e tenha a participação de todos. “A Reditec tem que ocorrer para que possamos estar juntos e vencer obstáculos”, declarou.

A edição 2019 tem como organizadores os Institutos Federais de Santa Catarina (IFSC) e Catarinense (IFC). Por esse motivo, as respectivas reitoras das instituições, Maria Clara Kaschny Schneider e Sônia Regina de Souza Fernandes, ressaltaram em seus discursos a forma integrada e articulada com que o encontro foi concebido.

“Nos próximos dias iremos refletir, discutir e avançar em pontos em prol da consolidação da Rede inclusiva e transformadora. Esta reunião é resultado da dedicação e entrega de dois institutos e é um ato de resistência, pois ela está ocorrendo apesar das restrições orçamentárias e do cenário delicado em que se encontram nossas instituições”, destacou Maria Clara.

“Este evento reitera a magnitude da Rede e a necessidade de lutarmos por ela. É um instante único em que mostramos nosso diferencial. As duas equipes atuaram juntas e, assim, reafirmamos, a dimensão dos irmãos e das irmãs de Santa Catarina não como competidores, mas como corresponsáveis pela educação pública, gratuita, direito de todos e dever do Estado”, categorizou Sônia.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) foi representada pela diretora de Desenvolvimento da Rede Federal, Silvilene Souza da Silva. Ela lembrou do caráter especial do encontro que ocorre neste mês de comemoração dos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Este é um momento de mudança em que a palavra de ordem é a consolidação”, disse.

Na solenidade, o secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, representou o governador Carlos Moisés da Silva; o Poder Legislativo estadual foi representado pela presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, deputada Luciane Carminatti; e o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca Filho, representou o prefeito Gean Loureiro.

A abertura oficial contou ainda com o presidente do Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Zilmar Rodrigues de Souza, o diretor-geral do campus Florianópolis-Continente do IFSC, Caio Alexandre Martini Monti, e a coordenadora-geral do evento e chefe de gabinete do IFSC, Bruna Dorabiallo.

A apresentação cultural da noite coube à Orquestra do campus Jaraguá do Sul do IFSC. O grupo, dirigido pela maestrina Denise Mohr, iniciou as atividades em 2013 e conta hoje com 45 integrantes – estudantes de vários campi. Durante a cerimônia, foi lançado o site oficial da campanha dos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Acesse aqui



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página