Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > X Epeduc contou com a presença de pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais da área da Educação
Início do conteúdo da página
Notícias

X Epeduc contou com a presença de pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais da área da Educação

Evento foi uma parceria entre IFTM, Uniube e UFTM e ocorreu de 9 a 13 de setembro em Uberaba

  • Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 18/09/2019 às 17:00
  • Última modificação 23/09/2019 às 10:20
Fala do Prof. Dr. Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, por vídeoconferência, durante a realização da mesa-redonda
Fala do Prof. Dr. Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, por vídeoconferência, durante a realização da mesa-redonda "Educação, Tecnologias e Internacionalização: desafios e perspectivas" no dia 13 de setembro na Uniube.
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

De 9 a 13 de setembro, ocorreu em Uberaba, o X Encontro de Pesquisa em Educação (Epeduc), uma parceria entre a Universidade de Uberaba (Uniube), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

O tema desta edição do evento foi “Internacionalização, Processos Educativos e Desenvolvimento Profissional Docente na Contemporaneidade”, resultado da necessidade de se avançar nas questões de integração e internacionalização dos Programas de Pós-graduação em Educação em prol do diálogo acadêmico, do crescimento humano e da elevação da qualidade da pesquisa em Educação na contemporaneidade.

O Encontro compreendeu a realização de outros já tradicionais eventos: o V Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educacionais; o VII Seminário de Formação de Professores; a IV Conferência Internacional de Formação de Professores; e a V Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Educação (REED).

A novidade deste ano foi a realização do I Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, idealizado e organizado pelo IFTM, oportunizando importantes discussões sobre a temática em um contexto político, econômico e social muito oportuno, conforme destacado pelo professor doutor Welisson Marques, coordenador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (MPET) do IFTM Campus Uberaba e representante da instituição na organização do X Epeduc.

A cerimônia de abertura do evento ocorreu na noite do dia 11 de setembro em auditório da reitoria da UFTM. Estiveram presentes representantes das 3 instituições organizadoras do X Epeduc, palestrantes, pesquisadores e profissionais brasileiros e estrangeiros – de países como Cuba, Equador, Peru, Espanha e Portugal, alunos de graduações diversas, de mestrados e doutorados em Educação de instituições de Uberaba e região.

A Orquestra Municipal de Uberaba recebeu os participantes com a apresentação de diversas canções, desde Beatles a Guns and Roses, proporcionando uma calorosa acolhida.

O professor doutor Orlando Fernández Aquino, coordenador geral do evento e representante da Uniube, deu início às falas da mesa de honra. “Esse evento interinstitucional e internacional é uma ação concreta da filosofia e da política de internacionalização de nossas universidades e representa um grande desafio para o desenvolvimento da Educação na contemporaneidade”. Ressaltou ainda que o X Epeduc é “resultado de 1 ano de trabalho baseado em valores como colegialidades e transparências nas decisões, descentralidade do trabalho e horizontalidade na comunicação, primando pelo diálogo”.

Em seu pronunciamento, o professor doutor André Luis Teixeira Fernandes, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, defendeu que, uma das formas de fazer as coisas acontecerem em nosso país, é por meio da Educação. “Na educação, é possível a gente fazer a diferença. Por isso, parabenizo a organização deste evento, nesta época tão difícil de se organizar acontecimentos assim. Não é fácil conseguir trazer, por exemplo, toda essa turma aí de fora. Não tivemos nenhum centavo de governos, de órgãos de fomento. Todos vocês estarem aqui hoje é uma coisa grandiosa para as 3 instituições organizadoras”. Finalizou ressaltando a importância das parcerias na Educação. “A educação só vai funcionar se tiver parcerias”.

A professora doutora Darlene Mara dos Santos Tavares, vice-reitora da UFTM, aproveitou também, em seu momento de fala, para reforçar a grandiosidade da realização do evento “ao trazer inúmeros participantes de fora diante do momento de contenção de verbas que estamos vivendo". Além disso, reforçou que fica muito feliz de ver o X Epeduc sendo realizado por 3 instituições formadoras dentro do mesmo município. “Isso nos diz que a gente está acabando com a história de que somos concorrentes e pensando: somos parceiros, juntos somos mais fortes. Este evento vai proporcionar muitas parcerias, redes de pesquisa, produção científica qualificada e a internacionalização, que tanto perseguimos nos programas de pós-graduação”.

Após as falas das autoridades da mesa de honra, ocorreu a conferência de abertura “Desarrollo profesional docente en la contemporaneidad: procesos educativos y liderazgo”, com o Professor Doutor Juan José Mena, da Universidade de Salamanca, Espanha.

A programação do X Epeduc contou com a promoção de mesas-redondas, rodas de conversas com os mestres e apresentações de pesquisas em Grupos de Trabalhos (GTs). Segundo o professor Welisson, “o evento contou com a participação de um bom número de mestrandos inscritos e também apresentadores de pesquisas nos Grupos de Trabalhos ao longo dos três dias: ao todo foram quase 150 comunicações em um universo de 350 inscritos”.

Mais especificamente sobre o I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, Welisson destacou que “a expectativa é que o Seminário seja um evento bianual organizado pelos nossos mestrados (MPET e ProfEPT), que têm sido essenciais no desenvolvimento de pesquisas e composição de recursos humanos capazes de trabalharem formação de professores no âmbito da Educação Profissional de maneira específica. Dessa forma, acredito e espero que a cultura de pesquisa na área da Educação cresça no Campus Uberaba e também no IFTM como um todo”.

A aluna do ProfEPT do IFTM, Deliane Gomes Botelho, apresentou trabalho no X Epeduc intitulado “Ensino Médio Integrado”, fruto de suas pesquisas no referido mestrado, e relatou que “participar deste evento foi uma oportunidade única para conhecer um pouco mais do que está sendo falado e pesquisado no campo da Educação e, principalmente, sobre Educação Profissional e Tecnológica. Em relação a minha apresentação no GT, me possibilitou divulgar o andamento da minha pesquisa e poder percebê-la aos olhos dos ouvintes”.

O aluno do MPET do IFTM, Juno Alexandre Vieira Carneiro, apresentou o trabalho denominado “Pedagogia da memória nas fotografias da Escola de Economia Rural Doméstica de Uberaba – ESERD (1954-1978) – pelos olhares dos alunos do IFTM. Para ele, “a divulgação científica é parte importante do desenvolvimento da pesquisa, e eventos como o Epeduc propiciam o intercâmbio de ideias e experiências. E justamente por representarem isso, esses momentos devem ser cada vez mais bem planejados e organizados”.

Vinculada ao I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica, ocorreu a mesa-redonda " Educação, Tecnologias e Internacionalização: desafios e perspectivas"  no dia 13 de setembro na Uniube com os professores doutores Geraldo Gonçalves de Lima, do IFTM, e Dante Henrique Moura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, com a mediação do professor Welisson e apoio do professor doutor Ernani Viriato de Melo, coordenador do ProfEPT do IFTM. O momento proporcionou importantes reflexões sobre o papel da educação na sociedade globalizada, especialmente da educação profissional e tecnológica que, nesse contexto, deve ir para além da formação técnica, primando pela formação integral do ser humano. 

Os trabalhos e pesquisas apresentados durante o X Epeduc serão publicados em forma de anais com vistas à divulgação científica e à promoção do acesso ao conhecimento na área da Educação à comunidade científica e à comunidade geral.

Mais informações na página do evento. Fotos no facebook do IFTM.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página