IFTM marcou presença na 43ª Reditec
Dirigentes da instituição apresentaram trabalhos, ministraram oficinas e conduziram mesas-redondas

Crédito: Assessoria de Comunicação do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) marcou presença na 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano ocorreu de 9 a 13 de setembro, em Florianópolis, e abordou o tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”.
Além de participarem como ouvintes, dirigentes da instituição apresentaram trabalhos, ministraram oficinas e conduziram mesas-redondas.
No dia 10 de setembro, o pró-reitor de Administração do IFTM, Marco Antônio Maciel, ministrou oficina intitulada "A Distribuição da Matriz Orçamentária da Rede EPT" para aproximadamente 150 pessoas. Marco, que também ocupa o cargo de coordenador da Comissão de Orçamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif – vem desenvolvendo esse trabalho de apresentar a metodologia de distribuição do orçamento nos últimos anos.
“A Matriz Conif cruza os dados com Plataforma Nilo Peçanha (PNP) para gerar o orçamento do campus. Com ela é possível construir as propostas orçamentárias de acordo com número de estudantes, modalidades de curso, quantitativo da assistência estudantil, entre outros fatores. Em dois anos, percorrendo os Institutos Federais, a apresentei em 24 instituições da Rede Federal. Entretanto, ela está em constante atualização para facilitar os trabalhos”, revela Marco.
Durante a Mostra de Experiências Exitosas da 43ª Reditec, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do IFTM, Johann Max Hofmann Magalhães, apresentou projeto de inovação desenvolvido durante o curso Lideranças em Tecnologia da Informação e Comunicação, do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
O projeto apresentado contemplou o desenvolvimento de diversas soluções focadas na resolução de problemas da rede, como por exemplo, o Rei-Thor, uma ferramenta de apoio à gestão e à tomada de decisões que leva em consideração a centralização, gestão e processamento dos dados gerados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O projeto foi realizado em conjunto pelos diretores de TIC, Carla Pires, do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL; Erlan Souza, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO; Edimária Lamounier, do Instituto Federal de Brasília – IFB; Lucas Pereira, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN; e Rodolfo Gonçalves, do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT.
O Fórum dos Assessores de Relações Internacionais – FORINTER – da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica também ocorreu durante a 43ª Reditec e contou com a promoção de diversas mesas-redondas com a participação de profissionais internacionais – de países como Canadá, Chile, Estados Unidos, Espanha e Lisboa. A coordenadora do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, Juliana Vilela Alves, que também é coordenadora do FORINTER, foi quem conduziu esses trabalhos.
Ainda, na mesa-redonda denominada “Oportunidades da Embaixada dos Estados Unidos”, houve a participação, também como condutor, do reitor do IFTM, professor doutor Roberto Gil Rodrigues Almeida.
Mais informações na página da 43ª Reditec e na página do Conif.
Últimas notícias
-
29/11/2019
IFTM está com inscrições abertas para processo seletivo em diversas modalidades
-
02/12/2019
IFTM divulga atualização do BEEC
-
02/12/2019
Processo Simplificado para Contratação de Professor Substituto - Área: Informática - IFTM Campus Patrocínio
-
29/11/2019
Lançado o edital do Projeto Rondon 2020 - Operação Lobo Guará
-
28/11/2019
PROPI publica resultado preliminar do edital n°13/2019 para aquisição de material permanente para pesquisa e inovação
-
26/11/2019
Divulgado edital do Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM
Redes Sociais