Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberlândia é ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2019

IFTM Campus Uberlândia é ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2019

As provas da segunda fase ocorreram nos dias 27 e 28 de setembro de 2019 no Instituto Federal do Paraná

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 30/09/2019 às 10:15
  • Última modificação 03/10/2019 às 09:43
Equipe vencedora da edição 2019 da OBAP modalidade subsequente
Crédito: Divulgação

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é uma competição científica nacional destinada a todos os alunos dos cursos técnicos na área de ciências agrárias (Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos). Ela busca estimular a pesquisa e o aprimoramento do conhecimento.

Os alunos podem participar na modalidade integrada/concomitante (alunos que estão cursando o ensino médio e o ensino técnico) e subsequente (alunos que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico).

A olimpíada possui duas fases, uma escolar (virtual) e uma presencial. A primeira fase (online) é composta por 40 questões de múltipla escolha, cujo valor total é de 40 pontos.

A fase presencial é composta de duas etapas: Primeira etapa (classificatória): as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, cujo valor será de 45 pontos. Segunda etapa (classificatória): Cada integrante fará prova individual contendo 20 (vinte) questões objetivas que valerão um ponto e meio cada, e duas questões discursivas, que valerão 12,5 pontos cada.

A fase presencial teve como anfitriões o Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu.

Desde 2018, além de estudantes brasileiros, a competição está aberta para estrangeiros pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e, neste ano, o raio de abrangência da OBAP se expandiu uma vez mais, aceitando a inscrição de alunos oriundos de nações onde o idioma oficial é o Espanhol.

Nesta 9a Edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária OBAP, foram inscritos mais de 2900 estudantes em mais de 930 equipes de um universo de 133 instituições de ensino distintas.

Neste ano, na modalidade subsequente, a grande campeã que logrou a melhor pontuação dentre todas as equipes da competição e ganhou o Ouro foi a equipe UDIAgro, representando Uberlândia na OBAP. Esta equipe é do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia e foi orientada pelo prof. Dr. Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e com total apoio dos Professores Juvenal Caetano Barcelos e Ednaldo Gonçalves Coutinho, representando a Direção Geral do Campus, que acredita que a participação em eventos como esse fazem parte da formação de nossos alunos e ajudam a demonstrar para a sociedade a Educação de qualidade e excelência, que sempre busca oferecer.

Os estudantes que compõe a equipe vencedora são matriculados no curso Técnico em Agropecuária subsequente e são eles: Divino Marra de Almeida Souza, Rodrigo Reginaldo Nascimento e Vitor Hiago Marques Dias Rodrigues.