III Olimpíada de Inovação do IFTM

A III Olimpíada de Inovação tem como missão despertar o interesse dos jovens estudantes, a considerar um futuro empreendedor, apresentando propostas que incrementem ou criem soluções disruptivas que impactem a sociedade e a empresa pertencente ao varejo.

Com a realização da III Olimpíada de Inovação, o IFTM espera despertar o interesse dos orientadores e, em especial, dos estudantes, a considerar um futuro empreendedor, apresentando propostas que incrementem ou criem soluções que impactem a sociedade e o varejo brasileiro. Para Tanto, a III Olimpíada de Inovação do IFTM conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL-Uberaba).

Prepare sua equipe. Sua ideia vale 6 mil reais!

#OlimpíadaDeInovaçãoIFTM
#InovarValeOuro

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Cronograma

Confira as datas das etapas da competição.

Inscrições 22/10 a 09/11/2018
1ª Etapa: Avaliação técnica e mercadológica Resultado até 19/11/2018
2ª Etapa: Desenvolvimento da solução na CDL - Uberaba 27/11/2018
3ª Etapa: Apresentação de PITCH 28/11/2018

Propostas

A equipe deve propor soluções que sejam voltadas para Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas com soluções práticas e aplicáveis cujas ferramentas serão de grande utilidade e de fácil implementação. Torna-se importante que a execução seja extremamente útil para a dinamização de processos e procedimentos dentro destas empresas, alvo deste certame.

Etapas

Entenda o processo para participar da competição.

  • Ícone equipe

    1. Monte sua equipe

    Para começar, forme seu time! Sua equipe deve ter de 1 a 5 estudantes, de qualquer nível e um orientador (servidor do IFTM). Os integrantes podem ser de qualquer curso oferecido no seu campus.

  • Ícone Pense

    2. Pense em algo novo

    Essa é a jogada! Juntos, pensem em um novo produto, processo ou serviço inovador. Uma boa ideia deve responder às seguintes perguntas: Que problema resolverá? Que mudanças realizará? Quem será beneficiado?

  • Ícone papel

    3. Coloque no papel

    Registre sua ideia! Com seu time, escreva o Plano de Intenção da Proposta, utilizando o modelo apresentado no Anexo 2 do Edital, que conterá as principais informações.

  • Ícone vídeo

    4. Convença em vídeo

    Criatividade em ação! Faça um vídeo de até três minutos de duração com no máximo 25Mb para convencer um potencial investidor de que a sua ideia vale a pena. Na seção Perguntas Frequentes, veja informações sobre como produzir este vídeo.

  • Ícone inscrição

    5. Faça sua inscrição

    Marque presença! Agora, com o Plano de Intenção da Proposta e o Vídeo em mãos, preencha todos os documentos solicitados no Edital e efetue a inscrição da sua equipe na Coordenação de Pesquisa do seu campus.

Documentos

Perguntas frequentes

Leia as respostas das principais dúvidas sobre a competição.

Qual tipo de ideia pode ser inscrita?

As equipes deverão escolher ideias que proponham soluções inovadoras e que visem novos processos, produtos, serviços e soluções ou até mesmo, desafios tecnológicos voltados para o varejo.


Quem pode participar?

Quaisquer estudantes regulares acompanhados por no mínimo um professor, todos no âmbito do IFTM.


Posso participar em mais de uma equipe?

Não, o ideal é que as equipes sejam as mesmas, pois somente uma proposta por equipe poderá ser selecionada, lembrando que o orientador poderá inscrever até 4 (quatro) estudantes no projeto (indicando o estudante líder).


Minha equipe pode inscrever mais de uma proposta?

Não. Cada equipe (composta pelo orientador e 1 a 4 estudantes) somente poderá inscrever uma única proposta.


Qual será a premiação para as melhores propostas?

As três melhores ideias receberão (cada uma) uma premiação no valor total de R$ 6.000,00 (Seis mil reais) como apoio para investir na proposta.


Como deve ser o vídeo?

O vídeo a ser apresentado no ato da inscrição deverá ser no formato PITCH, ou seja, um vídeo de curta duração (até 3 minutos) e com no máximo 25Mb, que tenha o objetivo principal de atrair um investidor ou cliente para um negócio.

Clique aqui para ver algumas dicas sobre a elaboração de um PITCH