Serviços


Empréstimo

Permite a retirada de materiais por um prazo pré determinado. Para este serviço o usuário deve apresentar o cartão de identificação do IFTM ou um documento com foto.

CATEGORIA DE USUÁRIOS QUANTIDADE DE MATERIAL PRAZO PARA DEVOLUÇÃO
Livros Multimeios Livros Multimeios
Discente 03 02 07 03
Docente 05 03 15 03
Técnico Administrativo 03 02 07 03

Renovação

O usuário poderá renovar o empréstimo por igual prazo desde que não esteja em atraso e não haja reserva da obra em questão. A renovação poderá ser feita in loco ou via web.

Reserva

Refere-se à reserva de material que esteja emprestado, desde que não tenha nenhum exemplar da obra solicitada pelo usuário.

Comutação bibliográfica (Comut)

Permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis no acervo das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se: periódicos técnico-científicos, teses e dissertações, anais de congressos nacionais e internacionais, relatórios técnicos, partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais. A Biblioteca do Campus Patos de Minas ainda não está na condição de Biblioteca solicitante, mas caso haja interesse orientaremos os usuários para participarem como Usuário solicitante.

Pesquisa do acervo local

Trata-se de uma orientação aos alunos na utilização do terminal de pesquisa e na utilização de recursos e serviços da Biblioteca.

Levantamento bibliográfico

Auxílio na busca, localização e obtenção de informações em bases de dados disponíveis. Professores podem solicitar o serviço à Biblioteca para pesquisa e estudo, porém a solicitação deve ser realizada com três dias úteis de antecedência.

Catalogação na fonte

Ficha catalográfica elaborada como requisito em trabalhos de graduação e pós-graduação para alunos e servidores do IFTM. A solicitação deve ser realizada com três dias úteis de antecedência.

Normalização de trabalhos técnico-científicos

Orientação quanto a aplicação das normas ABNT em trabalhos acadêmicos.

A Resolução nº 06, de 09 de março de 2012 trata da normatização de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Resolução nº 06/2012, de 09 de março de 2012