III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

O SEPEDUC – Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica nasce no âmbito dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, quer sejam o Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica, do Campus Uberaba (PPGET-IFTM), e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT-IFTM), do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

O intuito do SEPEDUC é propiciar a toda comunidade acadêmica, prioritariamente estudantes dos cursos de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET-PPGET-IFTM) e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT-IFTM), um espaço de debates e aprofundamento dos projetos e propostas de pesquisas em desenvolvimento, das pesquisas já concluídas e, também, dos produtos educacionais desenvolvidos ou em desenvolvimento.

As sessões do SEPEDUC são organizadas por áreas temáticas e de acordo com o estágio em que se encontra a pesquisa do pós- graduando: inicial, qualificado ou concluído. O seminário conta com a participação de leitores externos, professores/ pesquisadores de outros programas e de outras instituições de ensino, os quais contribuem para o aprimoramento da qualidade dos trabalhos em desenvolvimento, o que acaba se transfor-mando em um momento privilegiado para aqueles que podem ter suas propostas apreciadas por um pesquisador vinculado a outro instituto ou universidade, com experiência na área.

Nesta 3ª edição do evento, estaremos recebendo resumos de comunicações orais de participantes externos (apenas pós-graduandos de cursos stricto sensu da área de Educação, Ensino ou afins).



Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM- Campus Uberaba), juntamente com o Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT – Campus Avançado Uberaba Parque Tecno-lógico), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, realizam, em 2023, o III Seminário de Pesquisa em Educação e Educação Profissional e Tecnológica – III SEPEDUC, com o propósito de congregar e divulgar os projetos de pesquisa, trabalhos concluídos e produtos técnicos-tecnológicos de seus estudantes em torno das temáticas e linhas de pesquisa vigentes. O SEPEDUC conta com a participação de leitores externos, indicados pelos professores do programa, que debatem os projetos em desenvolvimento ou concluídos, contribuindo para o amadurecimento acadêmico de todos os envolvidos.

O III SEPEDUC contará, também, com a Mostra de Produtos Técnicos-Tecnológicos, exigidos para os mestrados profissionais nas áreas de educação e ensino. Serão momentos de divulgação e exposição de produtos desenvolvidos no âmbito dos programas profissionais, bem como de outros produtos desenvolvidos em programas externos.

Neste ano de 2023, em sua 3ª edição, o evento acontecerá de forma remota e discutirá o tema "A importância dos conhecimentos pedagógicos para os professores das áreas técnicas e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica".

Assim, com a instituição de uma política de eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET-IFTM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal (ProfEPT-IFTM), pretende-se fomentar oportunidades de interação, desenvolvimento e intercâmbios acadêmicos e profissionais, cada vez mais correntes e sistematizados, em busca do fortalecimento de um espírito investigativo institucional e coletivo.

Na quinta-feira, dia 14/12, pela manhã (09:00 até 12:00), haverá a Mesa Redonda abordando a temática: "A importância dos conhecimentos pedagógicos para os professores das áreas técnicas e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica". A Mesa será mediada pelo Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins (PPGET-ProfEPT-IFTM). Lembramos que todas as atividades serão transmitidas pelo canal do PPGET no Youtube: https://www.youtube.com/@PPGETIFTM

Ainda, no dia 14/12/2023, no período da tarde (das 13:00 até 16:20), teremos a apresentação das Comunicações Orais (Sessão 1) nas salas 01 a 08. Haverá a transmissão ao público geral, da sala 01, pelo canal do PPGET no Youtube. A sessão será coordenada pela Professora Dra. Elisa Antônia Ribeiro (PPGET-ProfEPT-IFTM).

Na sexta-feira, dia 15/12/2023, no período da manhã (das 09:00 até 12:20), teremos a apresentação das Comunicações Orais (Sessão 2) das salas 09 a 16. Haverá a transmissão ao público geral, da sala 09, pelo canal do PPGET no Youtube. A sessão será coordenada pelo Professor Dr. Welisson Marques (PPGET-ProfEPT-IFTM).

Na sexta-feira, dia 15/12/2023, no período da tarde (das 13:00 até 16:20), teremos a apresentação das Comunicações Orais (Sessão 3) das salas 17 a 23. Haverá a transmissão ao público geral, da sala 17, pelo canal do PPGET no Youtube. A sessão será coordenada pelo Professor Dr. Geraldo Gonçalves de Lima (PPGET-ProfEPT-IFTM).

Por fim, e não menos importante, no período da tarde, do dia 15/12, das 16:30 até 18:30, teremos a Mostra de Produtos Técnicos-Tecnológicos. A mesa será coordenada pelo Professor Dr. Bruno Pereira Garcês (PPGET-IFTM/ProfQUI-UFTM) e pela Professora Dra. Jaqueline Maissiat (PPGET-IFTM). Serão momentos especiais de formação, reflexão, aprendizagem e desenvolvimento profissional.


Programação do evento

O III SEPEDUC será 100% online e transmitido pelo canal do PPGET no Youtube . O evento é totalmente gratuito.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento: iftm.edu.br/sepeduc

14/12/2023 - Quinta-feira

14/12/2023 - Manhã
09:00 – 12:00 – Mesa de abertura
Transmissão pelo Youtube: bit.ly/ppgetiftm
09:00 – 12:00 – Abertura da Mesa Redonda
Tema: “A importância dos conhecimentos pedagógicos para os professores das áreas técnicas e no contexto da Educação Profissional e Tecnológica"
Mediador: Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins (IFTM)
Dra. Alexandra Bujokas de Siqueira (UFTM)
Dra. Tereza Kelly Gomes Carneiro (IFBA)
Dr. Gabriel Munoz Palafox (UFU)

14/12/2023 - Tarde
13:00–16:20 – Apresentações de trabalhos
Mediação (Sala 01): Profa. Dra. Elisa Antônia Ribeiro (IFTM)
Debatedores: Prof. Dr. Wilson Augusto Costa Cabral (IFES) e Profa. Dra. Sálua Cecílio (Uniube)
Transmissão ao vivo pelo Youtube: bit.ly/ppgetiftm

13:00–16:20 – Apresentações de trabalhos
Salas 03 a 08 pelo Google Meet
Mediação: Comissão Científica e monitores (estudantes do PPGET e ProfEPT) - (Não será transmitido ao vivo)

15/12/2023 - Sexta-feira

15/12/2023 - Manhã
9:00 – 12:20 – Apresentação de Trabalhos
Sala 09 (Transmissão pelo canal do Youtube)
Mediação (Sala 09): Prof. Dr. Welisson Marques (IFTM)
Debatedores: Dr. Pedro Donizete Colombo Júnior (UFTM) e Dr. Edson Maciel Peixoto (IFES)
Transmissão ao vivo pelo Youtube: bit.ly/ppgetiftm

15/12/2023 - Manhã
9:00 – 12:20 – Apresentação de Trabalhos
Salas 10 a 16 (Google Meet)
Mediação: Professores da Comissão Científica
(Não será transmitido ao vivo)

15/12/2023 - Tarde
13:00–16:20 – Apresentações de trabalhos - Sessão 03
Mediação (Sala 17): Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima (IFTM)
Debatedores: Dr. Lúcio Álvaro Marques (UFTM) e Dra. Judith Mara (Instituto Federal de Minas Gerais)
Transmissão ao vivo pelo Youtube: bit.ly/ppgetiftm

13:00–16:20 – Apresentações de trabalhos
Salas 18 a 23 pelo Google Meet
Mediação: Comissão Científica e monitores (estudantes do PPGET e ProfEPT) - (Não será transmitido ao vivo)

15/12/2023 – Tarde
16:30 – 18:30 - Mostra de Produtos Educacionais
Mediação: Prof. Dr. Bruno Pereira Garcês e Profa. Dra. Jaqueline Maissiat
Transmissão pelo Youtube: bit.ly/ppgetiftm


Clique aqui para acessar a Programação das Comunicações Orais



Anais do evento

Anais (.pdf)



Inscrições para ouvintes

https://iftm.edu.br/eventos/iiisepeduc/



Certificados

Para receber o certificado o participante deverá estar inscrito no evento e registrar a presença em formulário disponibilizado.

Os certificados estarão disponíveis para download 30 dias após o encerramento do evento, no sistema de eventos do IFTM .



Diretrizes

Os resumos devem seguir o template especificado no site do evento https://iftm.edu.br/sepeduc/ - O Resumo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O título deve ser em caixa alta e centralizado, duas linhas abaixo, à margem direita, deve-se incluir o nome do autor e co-autores nas linhas abaixo. Duas linhas abaixo do último nome de autor ou co-autor, inicia-se o resumo, em espaçamento simples, sem recuo e justificado. O resumo deve conter entre 400 e 800 palavras e deve conter obrigatoriamente uma contextualização da proposta, nome da linha de pesquisa em que se insere, nome do programa de pós-graduação a que se vincula, pergunta(s) de pesquisa, objetivo geral e específicos, metodologia , incluindo os recortes (por exemplo: lócus de investigação, público informante ou corpus a ser analisado, critérios de seleção e análise dos dados), quadro teórico e resultados (quando for o caso). O Resumo deverá ser encaminhado para o seguinte endereço: ppget.iftm@gmail.com.

Template do Artigo - III SEPEDUC (.doc)

Template do Resumo - III SEPEDUC (.doc)



Sessões de Comunicação

As sessões de comunicação ocorrerão pelo Google Meet. Haverá transmissão aberta pelo canal do Youtube APENAS de três sessões específicas de comunicação (Salas 01, 09 e 17). Cada apresentador terá 10-12 minutos de apresentação e receberá o feedback dos docentes da sala, todos doutores. É um momento profícuo de discussões, sugestões e enriquecimento das propostas de pesquisa.





Quinta-feira – sessão 01 – 08 salas (Salas 01 a 08)

Horário: 13:00 até 16:20

Na quinta-feira à tarde, teremos uma sala ao vivo, aberta, com transmissão pelo ca-nal do PPGET no Youtube (Sala 01). As outras salas (02 a 08) ocorrerão concomitan-temente pelo Google Meet. Os links estão ao final, na Programação do Evento.

Sexta-feira – sessão 02 – 08 salas (Salas 09 a 16)

Horário: 09:00 até 12:20

Na sexta-feira pela manhã, teremos uma sala ao vivo, aberta, com transmissão pelo canal do PPGET no Youtube (Sala 09). As outras salas (10 a 16) ocorrerão concomi-tantemente pelo Google Meet. Os links estão ao final, na Programação do Evento.

Sexta-feira – sessão 03 – 07 salas (Salas 17 a 23)

Horário: 13:00 até 16:20

Na sexta-feira à tarde, teremos uma sala ao vivo, aberta, com transmissão pelo ca-nal do PPGET no Youtube (Sala 17). As outras salas (18 a 23) ocorrerão concomitan-temente pelo Google Meet. Os links estão ao final, na Programação do Evento.

Os participantes ouvintes deverão acompanhar as salas de apresentação pelo You-tube na quinta-feira pela tarde (13:00 até 16:20), sexta-feira pela manhã (09:00 até 12:20) e sexta-feira à tarde (13:00 até 16:20).





Comissões do evento

Presidentes da Comissão

Prof. Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins

Prof. Dr. Bruno Garcês

Prof. Dr. Welisson Marques

Comissão Organizadora

Adalgisa Kelly da Silva

Ailton Alves de Oliveira Palastrim

Alcione Bononi Paiva Miranda

Alessa Campos Lempp

Alessandra Carvalho Abrahão Sallum

Aline Aparecida da Silva Andrade

Ana Clara Santos Costa

Ana Paula da Silva Santos

Ana Sara Tomé Borges

André Luís Rodrigues Costa

Anna Carolina de Carvalho Rocha

Bruna Lara Campos

Bruno Ferreira da Silva

Carla Beatriz Rodrigues Silva

Carla Aparecida da Costa Vicente

Carmem Silva de Oliveira

Carolina Teles Rodrigues

Christineide Ferreira Lemos Nakagawa

Cláudia Lúcia Elias

Cristiana Aparecida Rosa

Cristiana Vieira Batista Caliman

Cristiane Alves Ferreira

Clóvis Nicolino Junior

Daniel Rosado Pinezi

Danieli Aparecida Duarte

Elder da Silveira Latosinski

Elisângela dos Santos Rosa Carvalho

Eliziana Alves Silva Rezende

Fabiana Toti Oliveira

Fabíola da Costa Soares

Fernanda Imaculada Faria

Flamarion Assis Jerônimo Inácio

Flávia Junia Justino Pacheco Garcia

Franciely Pereira Moreira

Gabriel da Silva

Heloísa Cristina Silva Taissum

Henrique de Oliveira Moreira

Hutson Roger Silva

Israel Ferreira Candiani

Jales André dos Santos

Joelma Ferreira dos Santos

Jonivon Pereira Sudário

José Luiz Amado de Menezes e Souza

Kelry Áurea Costa Fonseca

Lara Cristina Lara

Lídia Gomes de Macedo Messias

Luiz Carlos Eufrasio Macedo

Magda de Souza Santos Melo Silva

Marcelo Olímpio Gomes

Marcelo Silva Rodrigues

Maria Aparecida Dias Firmino

Maria Luisa de Jesus Rodovalho

Mário Lúcio Côrtes Júnior

Michele Fuzatto de Oliveira Terra

Nelson Marcos Ferreira

Pamella dos Santos Batista

Patrícia Moreira Caldeira Faria

Polyana de Souza Santos

Paulo Henrique Rafael Sousa Dantas

Raquel Aparecida Rosa

Renata Costa Gomes

Ricael Spirandeli Rocha

Ricardo Roberto de Andrade

Roberta Daiane Ribeiro

Rodrigo Leoncio Siqueira da Costa

Ryhã Henrique Caetano e Souza

Sabrina Almeida Alves dos Santos

Sarah Cristina Maria Ferreira

Shirlei de Paula Garcez Cornélio

Shirlei Santos Cardoso

Stella Santana da Silva Jacinto

Talles Rosa Dantas

Thaís Domingues Fernandes

Thamillys Mykaela Machado

Thiago de Araújo Lira

Trícia Beatriz Roza

Wilza Mara de Oliveira



Comissão Científica

Dr. Adão Caron Cambraia (Instituto Federal Farroupilha)

Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Alexandra Bujokas (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Aline Taís Cara Pinezi (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Ana Carolina Gomes Araújo (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Ana Keila Enes Andrade (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Ana Paula Dias Ianuskiewtz (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Ana Sara Castaman (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)

Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. André Souza Lemos (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Aparecida Maria Xenofonte de Pinho (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Beatriz Gaydeczka (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Bruno Franceschini (Universidade Federal de Catalão)

Dr. Bruno Pereira Garcês (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Caio Bruno Wetterich (Instituto Federal de São Paulo)

Dra. Carla Alessandra Nascimento (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Carlos Alberto Lucena (Universidade Federal de Uberlândia)

Dr. Cilson Cesar Fagiani (Universidade de Uberaba)

Dra. Cláudia Aparecida da Costa Vicente (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Cleilton Sampaio de Farias (Instituto Federal do Acre)

Dra. Cristiane Carvalho de Paula Brito (Universidade Federal de Uberlândia)

Dra. Danielli Araújo Lima (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Daniel Trevisan Samways (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dda. Doris Day Rodrigues Marques (SEMED-Uberaba)

Dr. Edson Maciel Peixoto (Instituto Federal do Espírito Santo)

Dra. Elaine Aparecida Teixeira Pereira (Universidade Federal de Santa Catarina)

Dra. Elisa Antônia Ribeiro (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Elizandra Zeulli (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Ernani Viriato de Melo (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dda. Fabiana de Freitas Batista (IFTM/UNESP)

Dra. Fabiane Previtale (Universidade Federal de Uberlândia)

Dr. Gabriel Munoz Palafox (Universidade Federal de Uberlândia)

Dr. Geovane Souza Melo Júnior (Universidade Federal de Uberlândia)

Dr. Geraldo Gonçalves de Lima (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Guilherme de Freitas Borges (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Gustavo Henrique Moraes (INEP)

Dra. Gyzely Suely Lima (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Hélder Sousa Santos (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Hugo Leonardo Pereira Rufino (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Iván Manuel Sánchez Fontalvo (Universidad del Magdalena)

Dr. Jaci Guilherme Vieira (Universidade Federal de Roraima)

Dra. Jaqueline Maissiat (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. José Lucas Pedreira Bueno (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Juscélia Cristina Pereira (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Karina Luiza de Freitas (Instituto Federal de São Paulo)

Dr. Leonardo Leônidas de Brito (Colégio Pedro II)

Dra. Lívia Letícia Zanier Gomes (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Luciano Marcos Curi (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Lucília Maria Abrahão e Souza (Universidade de São Paulo)

Dr. Lúcio Álvaro Marques (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Luís Augusto da Silva Domingues (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Mara de Souza Almeida (Instituto Federal de Minas Gerais)

Dr. Marcelo Ponciano da Silva (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva (Universidade Federal de Uberlândia)

Dra. Márcia de Fátima Xavier (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Márcia Freitas Zago (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Maria Augusta Martiarena (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)

Dra. Maria Célia Borges (Universidade Federal de Uberlândia)

Dra. Maria Eunice Barbosa Vidal (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Mariana Nunes de Freitas Mendes (IFTM)

Dra. Maria Irenilce Rodrigues Barros (Universidade Federal de Tocantins)

Dra. Maria Raquel Caetano (IFSul)

Dra. Maria Rita Pereira Nascimento (Instituto Federal de Goiás)

Dra. Marilene Ribeiro Resende (Universidade de Uberaba)

Dra. Marisa Borges (SEMED-Uberaba)

Dra. Martha Prata-Linhares (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Melissa Salaru Bresci (IFSuldeMinas)

Dr. Michael Kopish (Ohio University)

Dr. Orlando Fernandez Aquino (Universidade de Uberaba)

Dr. Otaviano José Pereira (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Paula Teixeira Nakamoto (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Paulo Irineu Barreto Fernandes (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Pedro Donizete Colombo Júnior (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Rodrigo Grassi (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Romes Belchior da Silva Júnior (SEMED/Uberaba)

Dra. Rosemar Rosa (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Sálua Cecílio (Universidade de Uberaba)

Dr. Samuel Carlos Melo (Universidade Estadual de Goiás)

Dra. Selma Aparecida Ferreira da Costa (Universidade de Uberaba)

Dra. Sthéfany Araújo Melo (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dra. Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa (UENP)

Dra. Tássia Priscila Fagundes Grandes (Univ. Federal do Rio Grande do Sul)

Dra. Tereza Kelly Gomes Carneiro (IFBA)

Dra. Thayanne Raíssa Silva e Lima (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Thiago Henrique Barnabé Corrêa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Tiago Zanquêta de Souza (Universidade de Uberaba)

Dra. Vanessa de Cassia Pistóia Mariani (Instituto Federal Farroupilha)

Dr. Vicente Batista dos Santos Neto (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Wagner Wey Moreira (UNICAMP)

Dr. Welisson Marques (Instituto Federal do Triângulo Mineiro)

Dr. Wilson Augusto Costa Cabral (Instituto Federal do Espírito Santo)



Agradecimentos

Agradecemos ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro, por oportunizar esse profícuo momento de debates e discussões das pesquisas desenvolvidas em seu bojo;

Agradecemos à comissão organizadora, monitores e equipe de apoio, composta por mestrandos do PPGET e ProfEPT do IFTM;

Agradecemos o apoio e presença de todas as instituições envolvidas no evento:

  • Instituto Federal Baiano (IFBaiano)
  • Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
  • Instituto Federal do Espírito Santo – IFES
  • Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Instituto Federal de São Paulo – IFSP
  • Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
  • Instituto Federal de Rondônia – IFRO
  • Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM Instituto Nacional de Surdos - INES
  • Ohio University
  • Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET-MG
  • Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP Universidad de Cartagena (Colômbia) Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Universidade Estadual de Goías – UEG
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Universidade Federal do Tocantins – UFT
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM Universidade de Uberaba – UNIUBE
  • Universidade Federal do Piauí – UFPI
  • Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Universidad Popular del Cesar (Colômbia) Universidad del Magdalena (Colômbia)

Agradecemos aos docentes das instituições de ensino que compõem a Comissão Científica do III SEPEDUC;

Agradecemos a cada participante do evento, seja ouvinte ou apresentador;

Agradecemos a todos os envolvidos no campo da EPT, e que lutam pra demonstrar que a educação profissional que defendemos deve ser sinônima de uma formação integral, que valoriza a ciência, a cultura, as artes, o desenvolvimento físico, os valores humanos, além dos conhecimentos técnico-científicos.



Edições anteriores

SEPEDUC - Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica | 2023

SEPEDUC - Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica | 2022

SEPEDUC - Seminário de Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica | 2021