Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Campus Uberaba > Ensino > Programas
Início do conteúdo da página

Programas



Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica.

Saiba mais sobre o PIBID



Seu objetivo é a criação de núcleos interdisciplinares de formação de educadores ou reestruturação de laboratórios e outros espaços já existentes nas Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES ou em seus campi.

Os núcleos constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de IPES destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, para incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação e a articulação entre os programas da CAPES relacionados à Educação Básica.

Saiba mais sobre o Life



O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior – CAPES com o nome Programa Especial de Treinamento – PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Saiba mais sobre o PET

Fim do conteúdo da página