Atividades de Extensão

Extensão IFTM Campus Uberaba

As atividades de extensão podem ser desenvolvidas de diferentes formas e modalidades, conforme abaixo relacionadas.

I - Programa - conjunto de Projetos de caráter orgânico-institucional com clareza de diretrizes, voltados a um objetivo comum;

II - Projetos - conjunto de ações processuais e contínuas de caráter comunitário, educativo, cultural, científico e tecnológico com objetivo definido e prazo determinado. Pode ser registrado como projeto isolado, não vinculado a algum programa ou como parte de um;

III - Curso de Extensão - conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e prático, planejado e organizado de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e processo de avaliação formal.

IV - Serviços de extensão - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade, a partir da capacitação técnico-científica do Instituto que envolvem a realização de assessorias e consultorias, emissão de laudos técnicos, análises laboratoriais, palestras e outros. A prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço é oferecida como curso ou projeto de extensão, deve ser registrada tal como curso ou projeto.

V - Eventos de extensão - ação extensionista que implica na apresentação e exibição pública livre ou com público específico, do conhecimento ou produto cultural, científico ou tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Os eventos podem ser classificados como: congresso, seminário, ciclo de debates, exposição, espetáculo, evento esportivo, festival, minicurso, oficinas, palestras e workshops.

VI - Produção e Publicação - elaboração de produtos acadêmicos que instrumentalizam ou que são resultantes das ações de ensino, pesquisa e extensão, tais como: cartilhas, vídeos, filmes, softwares e CDs, entre outros.