Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Campus Uberlândia Centro > NAPNE
Início do conteúdo da página

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne é um setor da Instituição vinculado aos diversos departamentos do IFTM e ao Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais na Rede Federal de Educação Tecnológica – Tecnep.


Missão

Criar na Instituição a cultura da educação para aceitação e convivência com a diversidade, destacando seus benefícios educacionais, culturais e sociais, através da quebra de barreiras e dificuldades tanto arquitetônicas, quanto educacionais e atitudinais.


Objetivos

  • Promover condições necessárias para o ingresso, a permanência e o sucesso escolar de estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Propor e acompanhar adequações arquitetônicas, possibilitando aos estudantes com necessidades educacionais específicas o acesso a todos os espaços físicos do Campus, conforme as normas previstas em legislação;
  • Atuar junto às Coordenações de Cursos, ao Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), à Coordenação de Apoio ao Educando (CAE) oferecendo suporte ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Promover e participar de estudos, eventos e debates sobre Educação Inclusiva no âmbito do IFTM e em outras instituições.

Equipe

Danilo Custódio de Medeiros
Eliane de Souza Silva Bueno
Juliana Vilela Alves
Lidiane Regina de Oliveira D’ Al Ferro
Luciana Araújo Valle de Resende
Polyana Roberta Silva
Wesley Borges de Araújo

Bolsistas/2º trimestre de 2013

Carla Ferreira Moreira
Daniela Mendes Oliveira
Fernanda de Paula Silva
Graziele de Oliveira
José Coelho da Silva Neto


Legislação

ABNT NBR 9050:2005 : Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 : Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011 : Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 : Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 : Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

Portaria nº 3.284, de 7 de novembro de 2003 : Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições.

Resolução nº 2 de 11 de setembro de 2001 : CEB/CNE - Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica.


Contato

Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE
(34) 3221 4823
napne.udicentro@iftm.edu.br

Facebook: https://www.facebook.com/napne.iftm.5

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM Campus Uberlândia Centro
Rua Blanche Galassi, 150 − Morada da Colina − Uberlândia – MG. Cep: 38411-104


Fim do conteúdo da página