Embrapii IFTM

Encerramento do 3º ciclo do programa Capacitação 4.0 da Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do IFTM

Evento de encerramento aconteceu no dia 22 de abril no Centro de Inovação, na cidade de Uberaba/MG. O programa é dedicado ao aprimoramento de diversas habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, como liderança, criatividade, trabalho em equipe, entre outras
Publicado em 24/04/2024 15:00 Atualizado em 29/04/2024 14:58
Foto colorida da equipe de estudantes e pesquisadores bolsistas da Unidade Embrapii do IFTM, professores e coordenadores do programa Capacitação 4.0 na cobertura do prédio do Centro de Inovação em Uberaba/MG
Crédito: Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do IFTM

No último dia 22, a Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) concluiu o 3º ciclo do programa Capacitação 4.0, dedicado ao aprimoramento de diversas habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, representando um passo significativo rumo à excelência educacional e profissional dos estudantes e pesquisadores bolsistas que atuam em projetos da Unidade.=

As soft skills trabalhadas neste ciclo capacitaram a equipe envolvida a enfrentar desafios e oportunidades de forma eficaz, permitindo-lhes adotar atitudes, comportamentos e estratégias mentais adequadas aos diversos contextos que encontrarão em suas trajetórias laborais e também pessoais. Dentre tais habilidades, destaca-se liderança, trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo e resolução de problemas complexos.

Ao longo de 12 meses, o programa adotou a abordagem Problem Based Learning ou Project Based Learning, que permitiu aos participantes imersão em situações práticas análogas às que enfrentarão em suas futuras carreiras. O 3º ciclo do programa Capacitação 4.0 contou com a participação de estudantes de diversos cursos do IFTM e de outras instituições, abrangendo níveis técnico, graduação e mestrado.

Inicialmente, a equipe de bolsistas foi submetida a um diagnóstico para identificar as habilidades a serem aprimoradas individualmente. Em seguida, elaborou-se um plano de desenvolvimento pessoal focado nas habilidades mais necessárias, as quais foram refinadas e aprimoradas no contexto de projetos práticos. Reuniões mensais proporcionaram um espaço valioso para troca de experiências, compartilhamento e dinâmicas em grupo, fortalecendo ainda mais as soft skills. Além disso, as tutoras ofereceram acompanhamento contínuo e feedback personalizado aos estudantes, garantindo um progresso consistente ao longo do programa.

O evento de encerramento do 3º ciclo do programa Capacitação 4.0, realizado no Centro de Inovação, na cidade de Uberaba/MG, foi marcado por uma atividade de apresentação e resolução de problemas relacionados aos projetos. Além de reconhecer as conquistas individuais dos participantes, a celebração também destacou o espírito de colaboração e excelência que caracteriza a comunidade acadêmica do IFTM.

Christiane Sousa Neves, tutora do programa, ressaltou que o evento de encerramento do Capacitação 4.0 tem o intuito de trazer protagonismo para os bolsistas. Além de serem estimulados a identificar problemas complexos, eles são encorajados a trabalhar em equipe para propor soluções que contribuam significativamente com o contexto dos projetos em que atuam. Essa abordagem acaba por promover o desenvolvimento ativo de diversas soft skills durante a execução das atividades.

Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora da Unidade EMBRAPII IFTM, destacou a relevância do programa, ressaltando seu papel vital no panorama da formação profissional e tecnológica do país. Jardim enfatizou que o Capacitação 4.0 não apenas responde às demandas atuais do mercado, mas também antecipa e prepara os profissionais para desafios futuros, impulsionando assim a competitividade e a inovação.

A diretora ainda ressaltou a importância de parcerias com outros órgãos e organizações, como o Centro de Inovação, e agradeceu por abrirem suas portas para a realização do evento. “O gesto serve como exemplo de colaboração frutífera entre o Parque Tecnológico de Uberaba e o IFTM, o que é essencial para o avanço tecnológico e o fortalecimento da inovação na cidade e região”.

Jardim finalizou reforçando o compromisso do IFTM com uma educação pública, gratuita e de qualidade. “À medida que fechamos este ciclo, renovamos nosso compromisso com a promoção contínua da educação de qualidade e do desenvolvimento profissional em nossa instituição. Parabenizamos todos os participantes pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do programa, e aguardamos com entusiasmo os frutos de suas realizações no futuro”.