Sustentabilidade

Campus Uberlândia investe em sustentabilidade com nova Estação de Tratamento de Efluentes

Construção da ETE no campus visa garantir tratamento adequado dos efluentes sanitários, contribuindo para a preservação ambiental e atendendo ao crescimento populacional previsto.
Publicado em 29/04/2024 08:00 Atualizado em 29/04/2024 09:38
Compartilhe:
Compartilhe:
Estação de Tratamento de Efluentes
Estação de Tratamento de Efluentes
Crédito: Comunicação Social - Campus Uberlândia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia, está empenhado em promover a sustentabilidade por meio da construção de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Essa iniciativa visa assegurar o tratamento adequado dos efluentes sanitários, cumprindo as normas ambientais e evitando impactos prejudiciais ao meio ambiente, especialmente aos corpos d’água receptores.

Com uma capacidade para atender até 3.000 pessoas, a nova ETE terá uma vazão média de 2,05 L/s, sendo dimensionada de acordo com a projeção de crescimento populacional do campus nos próximos 20 anos. Este investimento, no valor de R$ 1.359.521,66, foi possível graças ao apoio crucial do Senador Rodrigo Pacheco, que destinou uma emenda de comissão, e do Deputado Zé Vitor, que alocou recursos para o projeto.

Além disso, está previsto um aporte financeiro de R$ 45.000,00 da Deputada Dandara, destinado a adaptações na rede de esgoto do Campus, garantindo a eficiência operacional da ETE.

A previsão é que a construção da nova Estação de Tratamento de Efluentes seja concluída no segundo semestre de 2024, momento em que o IFTM celebrará mais um avanço significativo em direção à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Compartilhe:

Notícias relacionadas