Extensão

Informações para os trabalhos de extensão.


Normas para envio dos trabalhos de extensão

O evento receberá, na área de Extensão, trabalhos dos campi do IFTM. Os trabalhos devem ser enviados para as coordenações de extensão dos campi do IFTM até o dia 05/11 para o e-mail das coordenações de extensão:


Cada coordenação de extensão irá selecionar dois trabalhos e enviar ao e-mail do evento: coninetp@iftm.edu.br até o dia 15/11 para publicação dos trabalhos aprovados no sítio eletrônico do evento.

Os 18 trabalhos selecionados deverão estar no formato de Relato de Experiência, em consonância com as linhas de extensão do IFTM, e serão apresentados no evento na forma de Rodas de Conversa.

As Linhas de Extensão do IFTM abrangem:


Nas Rodas de Conversa serão apresentados os Relatos de Experiência: supõe escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência docente ou pesquisa com dados coletados relacionadas às linhas de extensão. Na Roda de Conversa, a proposta é que um dos autores apresente seu trabalho de forma livre, sem o uso de equipamentos (como data show, banners, etc) em até 10 minutos, para que sejam possíveis entrelaçamentos e discussões com trabalhos e experiências dos demais autores e participantes da Roda. Com o intuito de contribuir para o debate, é livre o uso de materiais como fotografias, desenhos, pequenos textos, sendo que estes devem ser de inteira responsabilidade do autor.


Normas de formatação dos trabalhos

Todos os arquivos devem estar completos e revisados e devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:


Os trabalhos deverão ser escritos na norma padrão da língua escolhida para a redação e enviados em formato .DOC;

Os títulos deverão ser centralizados e em negrito, tamanho 12;

O resumo, em língua portuguesa e estrangeira, deverá conter o objetivo, a fundamentação teórica, a metodologia e os resultados obtidos, com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras;

As palavras-chave (mínimo de 03, máximo de 05) deverão ser separadas por pontos;

As subseções deverão ser destacadas em negrito e posicionadas no canto esquerdo da página;

Os trabalhos deverão conter não apenas elementos descritivos, mas apresentar análises críticas e reflexivas acerca das atividades e dos estudos, considerando os resultados apresentados à sociedade;

Os trabalhos devem ser enviados sem a identificação dos autores* às coordenações de extensão dos respectivos campi do IFTM.

*Atenção: Em caso de aceite, será necessário o reenvio do trabalho com identificação do autor e co-autores.

O nome do(s) autor(es) deve aparecer na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), seguido(s) da formação, da instituição dos autores, fonte de financiamento (se houver) e e-mail do(s) autor(es). Alinhamento a direita.


Como fazer seu Relato de Experiência?

Relato de experiência: é um documento em que deve estar registrado todo o percurso desenvolvido pelo professor/aluno/Técnico-administrativo em sua experiência de pesquisa de iniciação científica, projeto de extensão ou participação em movimento estudantil/associativo. (de 8 a 10 laudas)

Estrutura:


a. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi. Para fotos e mapas, coloridos ou não, deve-se utilizar resolução de 150 a 300 dpi.

b. Quadros, tabelas e figuras devem ser inseridos no corpo do texto logo após a sua chamada. As palavras quadro, tabela e figura no texto devem ser indicadas com inicial em maiúscula e em negrito (Tabela 1 – Taxa de acúmulo de...).

c. Nas figuras os títulos devem ser inseridos no cabeçalho e no rodapé as fontes das mesmas.

d. As figuras deverão ter largura máxima de 80 mm ou 160 mm.

e. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Times New Roman tamanho 11. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Times New Roman tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos.

f. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir→Imagem/Figura→Arquivo”.

g. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 160 mm e 80 mm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Times New Roman tamanho 11.

h. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equation, Math Type ou similares (centralizadas). A indicação da numeração da equação deve ser alinhada a direita e entre parênteses.

• Uso de unidades: nos exemplos seguintes, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; g por planta = g/planta; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (com espaçamento); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (sem espaçamento). A unidade de % deve estar junto ao número (Ex.: 45%); quando, no texto, existirem valores numéricos seguidos, deve-se colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%); quando for pertinente, deve-se deixar os valores numéricos com, no máximo, duas casas decimais; as grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

• Siglas e abreviações: se a sigla for lida como uma palavra e contiver mais de três letras, apenas a letra inicial deve ser grafada em maiúscula; nos demais casos (siglas até três letras e as que são lidas letra a letra, sem formar palavra) todas as letras devem ser grafadas em maiúsculas; o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula; a abreviação do título da Revista Inova Ciência e Tecnologia deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

• Termos em latim: devem-se apresentar os termos em latim em itálico, exceto para o termo "et al."

• Termos estrangeiros: devem ser mantidos em destaque somente termos específicos, ressaltados no manuscrito; palavras incorporadas à língua portuguesa não devem ser destacadas (Ex.: marketing, e-mail, software etc.).



Observações

Cada trabalho submetido poderá ter no máximo cinco autores.

Cada autor poderá submeter no máximo 2 trabalhos.

Os 18trabalhos selecionados e apresentados no evento serão posteriormente publicados na edição especial do periódico Boletim Técnico do IFTM.

Dúvidas entrar em contato através do email: coninterept@iftm.edu.br

* Os certificados estarão disponíveis no sítio eletrônico do evento.



Relatos de experiência aprovados para apresentação

Relatos de Experiência de Projetos de Extensão -IFTM Campus Horário de apresentação
IFTM Corrida de rua: sangue jovem no esporte Avançado Campina Verde 9h às 11h
Tecnologias assistivas disponíveis aos alunos com deficiência e seus educadores Avançado Uberaba Parque Tecnológico
Oficinas de linguagens, códigos e suas tecnologias Patos de minas
Como Flores no Asfalto: Relatório das Atividades de Extensão do Grupo Artvistas IFTM Patrocínio
Ações e transformação da cultura institucional a partir do Projeto de Extensão Anti-trote- Reflexões sobre trote e outras violências escolares Uberlândia
TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA - TCR Avançado Uberaba Parque Tecnológico 14h às 16h
Cinema e História: a produção cinematográfica voltada à aprendizagem de História Patos de Minas
PRÉ-INTENSIVO IFTM Patrocínio
Projeto Rondon, uma experiência de vida e cidadania para professores do IFTM Campus Uberlândia Uberlândia
CARTOGRAFIAS DO OLHAR: poéticas contemporâneas por dispositivos fotográficos Uberlândia Centro
A Escola como Espaço de Construção da Identidade Afro-brasileira: Entraves e Possibilidades Uberlândia Centro


Orientações para apresentação dos relatos de experiência

Dia 29/11


Horário: 09 às 11 horas – 5 Relatos de Experiência de Projetos de Extensão do IFTM

Horário: 14 às 16 horas – 6 Relatos de Experiência de Projetos de Extensão do IFTM

Local: Centro de Educação Tecnológica Ambiental –CETA – Stand Preparado com Televisor

* Podem estar presentes todos os autores dos trabalhos e alunos que participaram do projeto de extensão.



Orientações rodas de conversas coordenações de extensão IFTM

Dia 28/11


Horário: 14 às 16 horas

Local: Auditório do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico

A Extensão Tecnológica no âmbito do IFTM: perspectivas e desafios no cenário atual

Roda de Conversa com os Coordenadores de Extensão dos campi do IFTM:

- Discussão e reflexão sobre as propostas, perspectivas futuras e os desafios enfrentados pelos campi acerca da Extensão Tecnológica.

Apoio: