Atividades

Conheça as atividades que serão realizadas no congresso.

Ensino

O ConInterEPT tem a finalidade de contribuir com o debate crítico em torno da escola – a que se tem e a que se quer ter – nos diversos modos de formação ofertados à sociedade. Em específico, as discussões sobre as dimensões dos projetos de formação profissional e tecnológica.

As atividades programadas pela Pró-Reitoria de Ensino constituem-se de palestras, mesas de debates, exposição de trabalhos, diálogos freirianos, envolvendo temas como: bullying e suas implicações na vida escolar, pessoal e social, integração de tecnologias aos currículos de graduação, escola na perspectiva dos discentes, diversidade e pluralidade. De maneira diversificada, estão voltadas para contemplar os discentes e servidores do IFTM, educadores da Educação Básica e público em geral, que queiram conhecer o Projeto Educacional do IFTM.


Pesquisa e Inovação

O Simpósio de Pós-graduação (SIMPÓS) é resultado de um esforço conjunto dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu, vinculados à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

O evento tem como objetivo geral oportunizar a divulgação, socialização e avaliação dos resultados de pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação do IFTM, bem como promover a interação e a troca de experiências com instituições regionais que desenvolvem pesquisas nas áreas temáticas abordadas no SIMPÓS. Objetiva, ainda, debater sobre as abordagens e perspectivas epistemológicas da pesquisa na realidade brasileira para o engrandecimento da ciência e a resolução de temáticas pertinentes às áreas de atuação das instituições envolvidas.

O público-alvo do IV SIMPÓS inclui pesquisadores, discentes e docentes de Pós-Graduação do IFTM e das IES brasileiras que atuam nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciências Agrárias; Ciências da Computação; Administração; Educação Profissional e Tecnológica e Ciências Ambientais. O evento prevê a realização de cinco Workshops: W1 – Ciência e Tecnologia de Alimentos; W2 – Ciências Agrárias; W3 – Ciências da Computação e Administração; W4 – Educação Profissional e Tecnológica; W5 – Ciências Ambientais; além da divulgação dos resultados das pesquisas por meio da publicação de resumos expandidos e apresentação de pôsteres nas mesmas áreas dos Workshops.

Submeter trabalho no SIMPÓS

Extensão

Contribuindo para a reflexão de temas relevantes no âmbito social e cultural, a Extensão e Cultura é um instrumento que vai ao encontro da comunidade para beneficiá-la com inovação tecnológica e arte-cultura, primando pela diversidade cultural, identidades em diálogos, interculturalidades para o reconhecimento, preservação e reconstrução das memórias, saberes e práticas artísticas nas regiões de abrangências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Normas para envio dos trabalhos de extensão

Relatos de experiência aprovados para apresentação

Orientações para apresentação dos relatos de experiência

Orientações rodas de conversas coordenações de extensão IFTM


Internacionalização e Idiomas

A finalidade das ações de internacionalização durante o ConInterEPT é de oportunizar aos participantes um debate sobre a internacionalização e política de idiomas na rede federal.

As atividades programadas pela Coordenação de Relações Internacionais e Idiomas constituem-se de rodas de conversa, mesas redondas, oficinas, pitch de oportunidades internacionais, apresentação de trabalhos e culturais envolvendo temas como: internacionalização e idiomas.


Apoio: