Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos
Início do conteúdo da página

Cursos

Enquanto instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) oferece cursos técnicos de nível médio e de graduação (tecnologia, licenciaturas, bacharelados) distribuídos em seus 7 (sete) campi (Ituiutaba; Paracatu; Patos de Minas; Patrocínio; Uberaba; Uberlândia; Uberlândia Centro) e seus 2 (dois) campi avançados (Campina Verde; Uberaba Parque Tecnológico), nas modalidades presencial e a distância (EaD).

O IFTM também oferece cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) e stricto sensu (Mestrado).

Cursos na modalidade presencial

Consiste na modalidade de educação caracterizada basicamente pela exigência da presença física dos estudantes e dos professores em locais e em horários pré-estabelecidos pela instituição de ensino para a execução do processo de ensino e aprendizagem.


Técnicos de nível médio

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFTM é desenvolvida na forma articulada ao Ensino Médio (integrada ou concomitante) e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (cf. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio).


Graduação

Cursos superiores que conferem diplomas,abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, conferindo os graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia (cf. Portaria Normativa no. 40 / 2007).

Observação: o ingresso aos cursos de graduação do IFTM ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). É necessário que o candidato faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreva pelo portal do Ministério da Educação (MEC).


Cursos na modalidade de educação a distância

Consiste na modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação (TICs), com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos – cf. o Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).


Técnicos de nível médio


Graduação


Cursos de pós-graduação


Cursos por campus

Fim do conteúdo da página