Histórico

A história do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba teve início em 1953, ano em que foi fundado o Centro de Treinamento em Economia Doméstica e Rural, que em 1963 passou a ser chamado de Colégio de Economia Doméstica “Dr. Licurgo Leite”. Com o decreto presidencial nº 83.935, de 4 de setembro de 1979, a Instituição recebe a designação de Escola Agrotécnica Federal de Uberaba-MG, com habilitação em economia doméstica.

Em 1982, o curso colegial de Economia Doméstica é transformado em curso técnico, ano em que ocorre a implantação do curso técnico em Agropecuária. Neste mesmo ano, a Escola recebe como doação do município de Uberaba, uma área de 472 hectares destinada à instalação e funcionamento da escola-fazenda.

A partir de 2002, com a transformação da Escola Agrotécnica em Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba (CEFET Uberaba) são implantados os primeiros cursos superiores na modalidade tecnologia: Desenvolvimento Social, Irrigação e Drenagem e Meio Ambiente. Esses cursos passam a ser reconhecidos pelo Ministério da Educação em 2006. Ainda nesse ano, a Instituição expande sua área de atuação e passa a ofertar o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o curso técnico de nível médio em Análise e Produção de Açúcar e Álcool.

Os cursos de tecnologia em Alimentos, técnico em Açúcar e Álcool, técnico em Agroindústria na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), bacharelado em Zootecnia são ofertados a partir de 2007.

A conquista mais representativa para o CEFET Uberaba acontece em 2008, com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O Centro passa então a ser conhecido com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberaba.

A partir dessa mudança, a Instituição ganha maior autonomia e amplia a oferta da Educação Profissional e Tecnológica em vários níveis e modalidades. São criados, em 2008, os cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. A partir de 2009, o Instituto passa a oferecer as licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Química; as especializações em programas e Projetos Sociais, Saneamento Ambiental, Gestão Ambiental, Educação Profissional integrada à Educação Básica para Jovens e Adultos e Gestão da Aprendizagem Escolar. O ano de 2011 é marcado pelo início do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O IFTM Campus Uberaba, localizado na Rua João Batista Ribeiro, 4000 – Distrito Industrial II, oferta os cursos técnicos em Administração (integrado ao ensino médio e concomitante), Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Alimentos (integrado ao ensino médio) Química Concomitante; superior de Bacharelado Engenharia Agronômica e em Zootecnia; Licenciaturas em Ciências Biológicas e em Química e de Tecnologia em Alimentos na área Tecnológica; pós-graduações Lato Sensu em Educação Profissional e Tecnológica Aplicada à Gestão de Programas e Projetos de Aprendizagem, em Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental; pós-graduações Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos e em Educação Profissional e Tecnológica e Produção Vegetal, todos na modalidade “profissional”.

O IFTM Campus Uberaba desenvolve atividades de extensão e pesquisa, além dos cursos regulares, formando um tripé aliado à missão de promover a construção, divulgação e aplicação dos conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais visando sempre a construção de uma sociedade justa e solidária e a formação profissional e pessoal de seus estudantes. E, em seu atual momento, a Instituição responde aos novos anseios da sociedade, em ofertar formação continuada, transformando sonhos em ações concretas na busca pela excelência em todos os níveis e áreas de atuação.

Infraestrutura

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Uberaba, localizado no Distrito Industrial II na cidade de Uberaba/MG, possui uma área de 4.710.288 m² (472 hectares), sendo aproximadamente 20 mil metros quadrados de área construída, estrutura que abriga 53 blocos onde estão construídos salas de aulas com equipamentosaudiovisuais e multimídia; laboratórios; um auditório com 168 lugares; mini-auditório com capacidade para 42 pessoas, refeitório; biblioteca; cantina; ginásio de esportes; quadra poliesportiva; campo de futebol society, além de um bloco administrativo.