Histórico

IFTM Campus Uberlândia Centro foi instituído a partir da incorporação ao patrimônio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM de um imóvel de 2.226 m2 de área construída, situado em terreno com 4.370 m2 de área à rua Blanche Galassi, 150, bairro Morada da Colina, Uberlândia – MG, denominado Centro de Excelência em Serviços de Uberlândia.

Incorporação ocorreu mediante celebração de Termo de Compromisso entre o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial, o Município de Uberlândia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Termo foi assinado em 3 de dezembro de 2009 e publicado no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2009.

Seguindo o estabelecido na Lei nº 11.892, de , o IFTM elabora seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o IFTM Campus Uberlândia conhecedor da possibilidade de incorporação do Centro de Excelência em Serviços de Uberlândia ao Patrimônio do IFTM, planeja a oferta de cursos de tecnologia na área de serviços, como: Sistemas para Internet e Logística, como também cursos de licenciatura para acontecerem no espaço físico do então Centro de Excelência em Serviços de Uberlândia.

Desta forma, em , o Termo de Compromisso – Convênio nº 192/1999/PROEP cria o Núcleo Avançado de Uberlândia vinculado ao IFTM, mediante incorporação do Centro de Excelência Empresarial em Serviços de Uberlândia. Sendo compromisso dos partícipes a mútua e ampla colaboração para em implementar ações, somando e convergindo esforços, mobilizando recursos, agentes e trabalhos, com vistas à implantação desse Núcleo.

Em , o Núcleo Avançado de Uberlândia é inaugurado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, com o nome de IFTM Campus Avançado Uberlândia .

A partir de então, IFTM inicia a execução anual do PDI e o IFTM Campus Uberlândia passa a ofertar, no espaço físico do IFTM Campus Avançado Uberlândia, no 1º semestre letivo de 2010 o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, no período noturno.

Em dia , foi publicada Portaria Nº 330 , do Gabinete do Ministro da Educação, com autorização de transformação do IFTM Campus Avançado Uberlândia para IFTM Campus Uberlândia Centro .