Curricularização da Extensão

Atualmente a curricularização da extensão é um dos temas mais discutidos no âmbito acadêmico das Universidades e Institutos Federais. Visando atender a meta 12.7 da Lei nº13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece assegurar no mínimo 10% (dez por cento) do total da carga horária dos cursos de graduação, curricularizar a extensão, ou seja, torná-la um componente curricular obrigatório nos cursos superiores, é sobretudo, ressignificar o conceito de extensão.

O processo de construção da curricularização extensionista que vem sendo construído no âmbito das Universidades e Institutos Federais, possibilita novos processos de conhecimento e diálogo com a sociedade. Diferentemente do que já foi projetado no passado, o propósito da curricularização é ampliar o repertório intelectual dos pesquisadores extensionistas, que deverão se apresentar abertos ao conhecimento popular, a questão cultural e a realidade política e social da comunidade.

Nesta concepção a natureza extensionista se coloca aberta à interdisciplinaridade, alteridade e diversidade, se ocupando, sobretudo na superação das desigualdades, contradições da sociedade.

Informações