Centro de Idiomas do IFTM oferta 762 vagas remanescentes de cursos de idiomas gratuitos

Vagas disponíveis são para estudantes que já possuem algum nível de conhecimento nas línguas oferecidas
Publicado em 24/06/2020 09:20 Atualizado em 27/07/2022 11:13

Interessados em fazer curso de idiomas gratuito têm do dia 19 de junho ao dia 16 de julho para se inscreverem em processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Serão ofertadas 762 vagas, distribuídas em cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos níveis intermediário e avançado. As vagas são para início no 2º semestre de 2020 e contemplam todos os campi e polos do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo Santa Vitória, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital do processo seletivo na página de Ingresso do IFTM.

A instituição oferecerá 60% das vagas/curso/turma para candidatos oriundos de escola pública (federal, estadual ou municipal) com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (RV - reserva de vagas), 5% para pessoas com deficiência (PcD) e 35% para os demais candidatos (AC – ampla concorrência).

As inscrições devem ser feitas pela página de Ingresso da instituição e têm o valor de R$50,00, pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil. Candidatos que estão cursando ou cursaram o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública ou eram/são bolsistas integrais em escola particular e que possuam renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou candidatos que são inscritos no CadÚnico podem requerer a isenção da taxa de inscrição no período de 19 a 30 de junho, conforme previsto no edital.

Podem se inscrever na seleção candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade, seja aluno do IFTM ou não, desde que tenham conhecimento prévio necessário no idioma escolhido para estudar. Para a inscrição são necessários Documento de Identificação e CPF dos candidatos. Só serão aceitas inscrições para o preenchimento de vagas em um único idioma.

Provas e resultados

A seleção se dará por meio de prova oral de nivelamento realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho a partir das 19h pela internet – via plataforma Google Meet ou RNP. Assim, os candidatos precisarão ter disponível dispositivo smatphone ou computador com internet banda larga, com microfone e saída de áudio conectados ao referido dispositivo para conseguir acessar a prova. Lembrando que o IFTM não se responsabilizará por problemas técnicos ou por falta de acessibilidade dos candidatos no momento da realização da prova.

As provas de LIBRAS e Espanhol serão aplicadas no dia 28 de julho (entre 19h e 21h), as de Francês, no dia 29 de julho (entre 19h e 21h) e as provas de Inglês, no dia 30 de julho (entre 19h e 21h).

O resultado preliminar deste processo seletivo está previsto para ser publicado no dia 7 de agosto e o resultado definitivo, no dia 11 de agosto, a partir das 17h, na página de Ingresso da instituição. É de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento dos resultados e convocações.

Aulas

Durante o período da pandemia do Novo Coronavírus (COVID 19), existe a possibilidade de as aulas serem ministradas de forma remota, em atendimento às portarias ministeriais.

Mais informações disponíveis na página de Ingresso do IFTM e pelo e-mail ingresso@iftm.edu.br.

Tags: EDITAL